Céu de Águeda “tomado” por uma explosão de cores

Projecto Umbrella Sky volta a colorir a baixa da cidade. Instalação artística, que já ganhou fama a nível internacional, é feita com um total de 3.000 guarda-chuvas coloridos

Os céus da baixa cidade de Águeda estão, desde ontem, cobertos por um mar de guarda-chuvas – são 3.000 no total -, que usam e abusam dos tons fortes e alegres, como são o verde, o amarelo ou o rosa. O Umbrella Sky Project, que fez o mundo colocar os olhos nesta cidade do distrito de Aveiro, está de volta e vai prolongar-se durante três meses. Esta instalação artística, que vai já na sua terceira edição, integra o cartaz de um programa de animação cultural, o AgitÁgueda, onde não faltarão concertos, animação de rua, tasquinhas, entre outras actividades.

Foi em 2012 que o projecto Umbrella Sky surpreendeu tudo e todos ao colorir a zona central da cidade aguedense com milhares de guarda-chuvas pendurados por fios quase que invisíveis, e que juntavam o útil ao agradável: além de protegerem da chuva e do sol, criavam um cenário único graças aos reflexos das suas múltiplas cores. Não tardou muito para que a instalação artística conseguisse chamar a atenção da comunicação social e do público. “Curiosamente, no primeiro ano até tivemos um maior reconhecimento por parte da imprensa internacional do que da nacional”, lembra Patrícia Cunha, da empresa Sextafeira Produções, autora do projecto que foi notícia no jornal britânico Daily Mail, entre outros títulos internacionais.

A explosão de guarda-chuvas coloridos voltou, assim, a cumprir-se em 2013 e está, agora, de regresso aos céus de Águeda, com a perspectiva de poder “atrair ainda mais pessoas ao centro da cidade do que nos anos anteriores”, antevê Edson Santos, vereador da câmara de Águeda. Para o autarca, não restam quaisquer dúvidas de que esta é uma “aposta ganha” e para continuar, tanto mais porque é uma iniciativa de “baixo custo”. “Tem um custo de 10 mil euros, um valor nada elevado se compararmos com o impacto que o projecto tem na cidade”, assegura Edson Santos, a propósito da iniciativa que nasceu da vontade da câmara “apostar na arte urbana, com vista a apoiar e dinamizar o comércio tradicional”.

Além de considerar que este acaba por ser um projecto “low cost”, a organização sublinha ainda a componente solidária que cada edição do Umbrella Sky acaba por ter. “No final de cada edição, os guarda-chuvas que estão ainda em bom estado são entregues a instituições do município”, vinca Patrícia Cunha. Tudo porque “os guarda-chuvas e a decoração mudam a cada ano”, referiu ainda esta responsável em relação à instalação artística que demora “cerca de duas semanas a ser montada” e que já “copiada” além-fronteiras. “No ano passado, pediram-nos para levar este projecto para a cidade de Getafe, na comunidade de Madrid, e foi um sucesso”, lembra Patrícia Cunha.

Aqueles que (re) visitarem a edição deste ano do Umbrella Sky em Águeda poderão contar com uma garantia: a instalação artística dos guarda-chuvas é complementada com outro projecto de arte urbana em que bancos de jardim, escadarias, colunas, entre outros equipamentos, são pintados com variações cromáticas apelativas.

Uma cidade a vibrar até dia 27
O Umbrella Sky- que vai manter-se até finais de Setembro – é apenas uma das componentes do AgitÁgueda, programa de animação cultural e musical que arrancou ontem e prolonga-se até dia 27 deste mês. O cartaz compreende nomes como Rui Veloso, Marta Ren, GNR, Nelson Freitas, Ritchie Campbell, entre muitos outros. “Serão 23 dias de espectáculos”, sublinha o vereador da autarquia aguedense, a propósito do evento que vai já na sua nona edição. Para além da música, o programa é também rico em animação de rua, performances e tasquinhas. O rio Águeda, o renovado Largo 1.º Maio e a tenda gigante onde decorrem os espectáculos são os palcos de toda esta festa que está já a agitar Águeda.

Sugerir correcção
Comentar