Cerca de 400 expositores na Feira de Agosto de Grândola, umas das mais antigas do país

Foto
Monumento à canção em Grândola Reuters

Perto de 400 expositores participam, a partir de quinta-feira e até à próxima segunda-feira, na edição deste ano da Feira de Agosto, em Grândola, uma das mais antigas e maiores feiras francas do país.

O certame, de entrada livre e que aguarda mais de 100 mil visitantes, ao longo dos cinco dias, é promovido pela câmara municipal, decorrendo no Parque de Feiras e Exposições daquela vila alentejana.

Feira franca, colóquio, expositores, zonas de artesanato e de tasquinhas, jardim das associações e produtos regionais, festival hípico, tourada e cartaz musical são as principais componentes do evento.

A Câmara de Grândola explicou nesta quarta-feira que a feira, além de se assumir como “um local de grande convívio e animação”, constitui também “a principal montra das potencialidades e recursos” locais, para “promover e potenciar o concelho junto dos milhares de visitantes” que, anualmente, marcam presença.

A revisão do Plano Director Municipal, sobre a qual se pode pedir informações e esclarecimentos no stand do município, vai estar em destaque na iniciativa, “uma das mais antigas e maiores feiras francas do país”, com mais de 360 anos de história, frisou a organização.

Um colóquio sobre “Futuros Apoios Financeiros à Agricultura PAC 2015-2020” e a apresentação da nova imagem de promoção do concelho são outros dos pontos altos.

O passado também não foi esquecido e os visitantes vão poder apreciar uma “Mostra de Peças das Reservas Museológicas da Casa Frayões Metello”.

“Trata-se de uma mostra com peças de natureza etnográfica representativas da vida rural e urbana no concelho de Grândola na primeira metade do século XX, ilustradas com fotografias da colecção Martins & Máximo e cedidas por particulares”, realçou a autarquia.

Quanto à ‘banda sonora’ da edição deste ano, os cabeças-de-cartaz são a fadista Ana Moura, a banda Diabo na Cruz e o músico Pedro Abrunhosa.

Ana Moura atua no sábado e Os Diabo na Cruz no dia seguinte, enquanto Pedro Abrunhosa fecha o cartaz de espectáculos do palco principal na segunda-feira.

Além disso, atuam o rapper D8, o jovem Diogo Valente, que se revelou no programa "Factor X" da SIC, e a banda inglesa U2UK, de tributo aos U2 e que vai apresentar um espectáculo em homenagem aos cerca de 40 anos de carreira do grupo irlandês.

Já a corrida de toiros, marcada para domingo, tem a participação dos cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Sónia Matias, bem como dos grupos de forcados amadores de Beja e de Cascais.

Durante os cinco dias, a câmara disponibiliza, de forma gratuita, dois “Comboios da Feira”, que vão efectuar o trajecto entre o recinto do certame e vários pontos da vila.

 

Sugerir correcção
Comentar