Centro Histórico de Braga com Internet grátis a partir de Abril

Rede instalada em 2009 pelo programa Braga Digital custou 12 milhões de euros mas nunca funcionou bem.

Foto
Nova rede wi-fi poderá ser utilizada por residentes e visitantes da cidade Carla Carvalho Tomás/Arquivo

Moradores, comerciantes e visitantes do centro histórico de Braga vão passar a ter acesso à um rede wi-fi (sem fios) Internet em todas as ruas e praças a partir do mês de Abril.

A rede wi-fi permitirá o acesso à Internet por computadores e dispositivos móveis de forma gratuita. O novo sistema vai substituir a actual rede do projecto Braga Digital, que nunca funcionou em pleno desde que foi instalada. Neste momento, falta apenas definir qual a empresa que vai fornecer o serviço.

Nos últimos meses, a autarquia esteve a estudar a melhor localização dos equipamentos que disponibilizarão o sinal de Internet no espaço público bracarense, de modo a garantir uma cobertura integral do centro histórico da cidade. O mapa de cobertura está definido e é agora objecto de discussão com as várias operadoras de telecomunicações, com as quais a câmara pretende negociar as melhores condições para o fornecimento e gestão do serviço.

O novo sistema wi-fi começa a funcionar no mês de Abril, garantiu ao PÚBLICO o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. “Precisávamos de substituir a rede do Braga Digital, por causa de todos os problemas que provocou ao longo dos anos”, justificou.

Este sistema foi instalado em 2009, no âmbito de um projecto que custou cerca de 12 milhões de euros e que beneficiou de financiamento comunitário. No entanto, nunca funcionou de forma capaz: a rede devia cobrir todo o centro histórico, mas não chegava à maioria das ruas da cidade.

Mesmo equipamentos municipais, como o edifício dos paços do concelho ou o centro GNRation, ficavam fora do alcance da rede.Até Abril entram também em funcionamento mais dois serviços da Câmara de Braga relacionados com as novas tecnologias.

O projecto Braga 3.0, planeado para reforçar o acesso dos cidadãos à autarquia, vai permitir a instalação de um Balcão Único de Atendimento no edifício municipal do Pópulo. Seis juntas de freguesia (Adaúfe, Figueiredo, Real/Dume/Semelhe, Sequeira, Sobreposta, Tadim) vão receber também novos espaços cidadão que permitirão o contacto descentralizado com os serviços municipais.

Sugerir correcção
Comentar