Centro de Saúde de Pombal vai funcionar em contentores durante um ano

Câmara e Administração Regional de Saúde asseguram que os serviços fiuncionarão normalmente nos monoblocos durante a ampliação das actuais instalações

Foto
Na própria cidade de Leiria, o rastreio será no Mercado Sant'Ana no segundo domingo de cada mês Daniel Rocha

O Centro de Saúde de Pombal vai funcionar em 40 contentores a partir de dia 1 de Setembro e durante um ano, período em que vão decorrer as obras de ampliação e requalificação da unidade, revelou o município esta sexta-feira.

As mudanças para os monoblocos, localizados no parque de estacionamento contíguo à unidade de saúde, vão ser realizadas entre os dias 29 de Agosto e 1 de Setembro, prevendo-se que na tarde desse dia já possam ali realizar-se consultas.

“O objectivo é que no dia 2 de Setembro o centro de saúde esteja a funcionar com normalidade”, diz um porta-voz da câmara, ressalvando que a “rapidez do processo de transferência dos meios para os contentores vai depender de questões técnicas, como electricidade ou telecomunicações”.

Nos monoblocos, vai ficar concentrada “a maioria da actividade assistencial médica”, como “consultas, serviços de enfermagem e Gabinete do Cidadão”, adiantou à agência Lusa a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro).

No 1.º andar do edifício do parque de estacionamento São Sebastião, cedido pela autarquia provisoriamente, “ficarão os serviços de coordenação e gestão, aprovisionamento, os serviços concelhios de Saúde Pública e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados”, adiantou a ARS-Centro. “Ambas as estruturas estão perfeitamente adaptadas às necessidades para o normal funcionamento dos serviços”, garantiu aquela entidade.

Os trabalhos de requalificação e ampliação - esta iniciada em Julho - do centro de saúde de Pombal implicam um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, tendo financiamento comunitário de cerca de um milhão de euros.
“Dos 15% da comparticipação nacional, o município encarrega-se da componente de aquisição de material e a ARS-Centro encarrega-se da componente da construção”, informou a autarquia, que assume, ainda, o custo do aluguer dos contentores, de 74.800 euros.

Em Janeiro, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, afirmou que o projecto “foi desenvolvido para salvaguardar duas unidades de saúde familiar em Pombal, que vão partilhar o mesmo espaço, mas que, funcionalmente, trabalharão de forma autónoma”.

A requalificação do edifício inclui a substituição da cobertura, janelas e portas, renovação do sistema de saneamento, electricidade e água, isolamento das fachadas ou a instalação de um novo elevador. Todo o equipamento vai ser, também, renovado.

“Temos, também, a integração dos serviços do ex-Instituto da Droga e da Toxicodependência, que funcionam em instalações arrendadas há 16 anos, pelo que deixa de haver esse encargo municipal”, explicou Diogo Mateus.
De acordo com informação da autarquia, no rés-do-chão do edifício, remodelado e ampliado para terreno municipal, está prevista a criação de cinco gabinetes médicos e instalações destinadas ao Centro de Apoio à Toxicodependência.
O primeiro piso passa a comportar 12 gabinetes médicos e uma área destinada à saúde materna e infantil, além de outros espaços.

Sugerir correcção
Comentar