CDU-Porto denuncia "esquecimento e abandono" da zona da Presa de Contumil

Foto
Câmara do Porto é a que paga a factura mais elevada por serviços de clipping Fernando Veludo/nfactos

A CDU do Porto denunciou neste domingo o “esquecimento e abandono” a que diz estar votada a zona da Presa de Contumil, em Campanhã, onde coexistem arruamentos de acesso requalificados com um “miolo” habitacional completamente degradado.

“Há muitos anos que esta é uma zona relativamente abandonada de Campanhã, no enquadramento entre o antigo bairro S. João de Deus e o Estádio das Antas”, afirmou o vereador da CDU na Câmara do Porto Pedro Carvalho no final de uma visita ao local.

Segundo recordou, desde o final de 2005, quando a nível do Plano Director Municipal (PDM) foi para ali estabelecida uma unidade operacional de planeamento, que a CDU vem defendendo a reabilitação e enquadramento daquela zona, reivindicação que viria a ser reiterada em 2009, quando se começou a perspectivar a linha de metro para Gondomar, que abarcava o local.

“Passados mais de 10 anos, a verdade é que a linha de metro foi feita, foram feitos arruamentos que ligam S. João de Deus directamente ao Estádio das Antas, mas todo o miolo da zona ficou abandonado e esquecido”, denuncia.

A este facto, sustenta, acresce o “problema muito grave” causado pelas infiltrações de águas pluviais em muitas casas, "nomeadamente desde que foram feitas as obras de reabilitação” dos acessos.

“O que sentimos é que temos o miolo destes quarteirões completamente abandonado, quer a nível de arruamentos, quer de acessibilidades, quer de problemas causados pelas águas pluviais pelas condições de degradação da habitação”, salientou.

Para a CDU, "já que até existe um plano de pormenor para esta zona” a Câmara do Porto tem que proceder a uma intervenção “que requalifique também os interiores dos acessos que foram feitos, nomeadamente de ligação do Estádio das Antas para a zona da Nau Vitória e algumas ligações de metro”.

Recordando a “prioridade” assumida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, relativamente à zona de Campanhã, Pedro Carvalho destaca que tudo tem que ser pensado “numa lógica integrada”.

“Há uma preocupação em fazer os acessos viários, esquecendo-se depois de todas as outras componentes que estão ligadas aos arruamentos e à reabilitação dos núcleos habitacionais que existem”, considerou, sustentando que “isto acontece muito em Campanhã, mas também noutras freguesias do Porto”.

Para o vereador comunista, “agora que vai ser constituída uma área de reabilitação urbana para a zona de Campanhã é importante que se pegue nos planos de pormenor que ainda estão no PDM e se tente encontrar respostas integradas para a reabilitação destes núcleos habitacionais abandonados e que precisam de ser integrados na malha urbana”.

Neste sentido, adiantou, a CDU pretende levar a questão à próxima reunião camarária do dia 10.

Durante a visita a Contumil, Pedro Carvalho diz ter também testemunhado o estado de “completa degradação” do caminho pedonal que, por baixo da Via de Cintura (VCI), faz a ligação entre o Centro Comercial Dolce Vita e o último bloco do bairro Machado Vaz, reclamando uma intervenção municipal urgente.

 

Sugerir correcção
Comentar