CDU pede ajuda a Rui Rio por causa de esquadras do Porto

Vereador comunista quer que a Câmara do Porto manifeste “preocupação” ao Ministro da Administração Interna “pela falta de condições" com que se depara a PSP na cidade.

Foto
Na Divisão de Trânsito parte do telhado aluiu há cerca de um mês Ana Maria Coelho

O vereador da CDU na Câmara do Porto quer que o presidente Rui Rio intervenha junto do Governo para encontrar “resposta prioritária às situações mais gravosas” das instalações e dos meios operacionais da PSP do concelho.

Na proposta que vai apresentar na reunião camarária desta terça-feira, a que a Lusa teve hoje acesso, o comunista esclarece que pretende que o Governo resolva o problema das esquadras do Porto “desbloqueando as verbas necessárias e existentes, nomeadamente ao nível do QREN”.

O presidente Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) revelou no dia 8 que no Porto existe, em média, um carro-patrulha a circular por esquadra e apontou várias esquadras da cidade com problemas nas instalações, indicando duas delas em risco de ruína. As afirmações foram feitas depois de uma reunião com o vereador da CDU, Pedro Carvalho, que agora pretende que a autarquia manifeste “preocupação” ao Ministro da Administração Interna “pela falta de condições ao exercício das funções dos agentes da PSP na cidade do Porto”. Em causa estão as “condições gerais das esquadras e postos da PSP e da falta de meios operacionais necessários para cumprir de forma cabal as funções de segurança e serviço público à população”.

Pedro Carvalho pretende também que o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, “tome as diligências necessárias junto das entidades competentes para ver em que medida a câmara pode contribuir para melhorar as condições da PSP no Porto, nomeadamente utilizando o seu património”.

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, disse à Lusa que as duas instalações policiais em pior estado no concelho são a sede da Divisão de Trânsito, situada na zona da Batalha, e a chamada esquadra da Bela Vista, junto ao Monte Aventino, onde está a Unidade Especial de Polícia. “São dois edifícios frágeis em termos de estrutura, pela degradação que apresentam. Comprometem já a segurança de agentes e da população. E são esquadras que albergam muitos agentes e onde vão muitos cidadãos”, alertou Paulo Rodrigues. Na Divisão de Trânsito, “há cerca de um mês aluiu uma parte do telhado” e o edifício da “Bela Vista” está “muito degradado e sem condições de habitabilidade”, acrescentou.

Na reunião camarária desta terça-feira, o vereador da CDU vai apresentar ainda outra proposta para que a autarquia portuense “proceda a uma avaliação do estado das viaturas existentes” ao serviço da limpeza municipal da cidade “com vista a proceder às acções necessárias de conservação e manutenção”. Pedro Carvalho quer ainda que a câmara estude, “numa análise custo-benefício, qual a melhor solução para melhorar as condições da frota municipal dedicada aos serviços de limpeza”. A requalificação de vestiários e balneários dos cantoneiros municipais é outra das reivindicações do comunista.

O vereador também pretende que a autarquia complete “a ligação entre a Rotunda do Bessa e o túnel da Rua Frederico Ozanam” para melhorar a circulação de trânsito na zona e eliminar dos destroços da demolida Ilha do Mesquita o “tráfico e consumo de droga”. “Em Novembro de 2009, a câmara promoveu a demolição da Ilha do Mesquita, em Ramalde, entre a Rotunda do Bessa e o Bairro de Francos. O lugar onde se encontrava a Ilha do Mesquita foi transformado numa zona de tráfico e consumo de droga”, descreve o vereador.

Sugerir correcção
Comentar