Cascais investe 6 a 8 milhões de euros em eventos este ano

Conferências, provas desportivas e festivais, alguns a estrear, vão animar o concelho em 2015.

Foto
Na área do Desporto, a câmara apoia a realização de provas do campeonato mundial de vela, entre outros eventos DR

A Câmara de Cascais vai investir entre 6 e 8 milhões de euros, verbas provenientes das receitas do jogo do Turismo de Portugal, para promover mais de duas dezenas de eventos em 2015. Em comparação com 2014, o orçamento para estas iniciativas teve uma "redução residual" de cerca de 800 mil euros, segundo o vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz.

Da agenda municipal, apresentada esta sexta-feira aos jornalistas, fazem parte conferências, festivais e provas desportivas, algumas a estrear no concelho. Para o presidente da câmara, Carlos Carreiras, as iniciativas visam “atrair talento e criatividade” para Cascais e representam uma “oportunidade para colmatar a falta de emprego” local.

“Os resultados que temos vindo a alcançar na hotelaria e no turismo mostram que temos conseguido cumprir o desígnio ‘fazer mais, melhor e com menos’”, afirmou o autarca. Segundo os dados apresentados, a hotelaria local regista mais de 1,1 milhões de dormidas anuais, correspondendo a um retorno directo superior a 100 milhões de euros e indirecto de cerca de 300 milhões de euros.

Cascais é o destino continental com maior número de dormidas com hóspedes estrangeiros, o que resulta, em parte, dos diversos acontecimentos internacionais que a câmara organiza em parceria com promotores privados. Estes fazem parte do investimento e a autarquia entra com o restante, financiado com as receitas do jogo que têm vindo a diminuir nos últimos anos - passaram de 20 milhões para 6 milhões -, muito por culpa da “raspadinha”, diz o vice-presidente da câmara, Miguel Pinto Luz.

Para este ano, a câmara tem programados cinco congressos, dois deles organizados pela revista The Economist: The Lisbon Summit (24 de Fevereiro), que vai debater o futuro político de Portugal, e World Ocean Summit (3 a 15 de Junho), para discutir estratégias para o Mar. De 8 a 11 de Abril decorre o World Food Travel Summit e Expo, um fórum internacional sobre culinária, que se realiza pela primeira vez em Portugal. As Conferências do Estoril estão marcadas para 19 a 22 de Maio, e o primeiro Global China Business Meeting, que irá reunir empresários chineses, acontecerá a 22 e 23 de Outubro.

Na área da cultura, estreia-se o Festival Internacional de Criação Artística, de 3 a 12 de Julho, numa parceria com o grupo Leya, para promoção de autores de língua portuguesa. Outra novidade é a criação da Orquestra Sinfónica de Cascais, que irá produzir quatro concertos.

Cascais recebe também este ano a décima edição do World Press Cartoon. O Bairro dos Museus foi outra iniciativa criada pela câmara, integrando na programação espaços como o Centro Cultural de Cascais, a Casa das Histórias Paula Rego e o Museu do Mar, entre outros.

Segundo explicou Carlos Carreiras, 2015 é o primeiro ano em que os visitantes destes equipamentos têm de pagar bilhete (três euros para não residentes, 1,5 euros para residentes, jovens e maiores de 65 anos). “É uma forma de irmos buscar receita que nos permite continuar a apoiar os eventos culturais”, argumentou.

As tradicionais Festas do Mar, que se realizam durante dez dias em Agosto, voltam à Baía de Cascais. Carreiras admite que o “grande afluxo de pessoas ao centro da vila provoca problemas de estacionamento em duas das dez noites”, culpando os visitantes por não utilizarem os transportes públicos para chegar ao local, apesar dos acordos estabelecidos com a CP, por exemplo. Este ano, o autarca promete “reforçar os mecanismos de acesso sem ser por carro próprio”.

No desporto, a câmara destaca eventos como o World Corporate Golf Challenge, o "maior e mais reconhecido torneio do mundo do golfe para empresas", de 30 de Junho a 4 de Julho; além de várias provas do circuito mundial de surf e do campeonato mundial de vela.

Sugerir correcção
Comentar