Cascais galardoada com prémio europeu de ambiente

Cascais concorreu ao prémio com um jogo que tem sido utilizado como ferramenta de educação ambiental nas escolas do concelho.

Foto
Câmara tem agora dez dias para se pronunciar rui gaudêncio

A Câmara de Cascais foi distinguida, num universo de 1600 municípios da Europa, com o prémio "Climate Star", como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na sensibilização ambiental nas escolas do concelho, informou nesta terça-feira a autarquia.

O galardão foi entregue na semana passada, em Viena, na Áustria.

"Nesta sexta edição, todos os 1600 municípios que fazem parte do European Climate Alliance puderam participar, mas, no entanto, o prémio "Climate Star" foi atribuído apenas a 14 cidades europeias, entre as quais Cascais, tornando o concelho como referência de responsabilidade social e na defesa do ambiente", refere a autarquia.

Haia (Holanda), Budapeste (Hungria), Baden (Alemanha) ou Essen (Dinamarca) foram outras das cidades distinguidas.

Cascais concorreu ao prémio com o projecto "Energy Game", um jogo que tem sido utilizado nos últimos dois anos como ferramenta de sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho.

Segundo a Câmara, o "Energy Game" é um jogo "interactivo, divertido e educativo", que trabalha num computador portátil e é projectado numa tela, permitindo a participação simultânea de vários jogadores.

"O Energy Game é uma poderosa ferramenta para professores e educadores, auxiliando-os na missão de ensinar os alunos a fazer um uso consciente de combustíveis fósseis e de energia eléctrica e, consequentemente, a reduzir a emissão de gases de efeito estufa", indica a Câmara de Cascais.

O prémio "Climate Star" homenageia, a cada dois anos, os melhores projectos municipais de combate às alterações climáticas e é atribuído pela Climate Alliance Europe, uma rede de mais de 1600 municípios e cidades de 24 países europeus, que tem como principais objectivos a redução de emissões de CO2 e o combate às alterações climáticas.

Sugerir correcção
Comentar