Candidatura da Alta de Coimbra a Património da Humanidade decidida em Junho pela UNESCO

Mérito dos argumentos da candidatura serão analisados numa reunião marcada para 15 de JUnho, no Cambodja.

Foto
Os edifícios da universidade são o principal argumento desta candidatura de Coimbra Sérgio Azenha/Arquivo

A candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património Mundial da Humanidade vai ser decidida na segunda quinzena de Junho, numa reunião da UNESCO que vai decorrer no Cambodja, disse à Lusa fonte oficial da Reitoria.

A candidatura portuguesa da Universidade de Coimbra, Alta da cidade e zona da rua da Sofia a Património da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, assenta, segundo os promotores, no presente da instituição, “com lastro antigo de sete séculos de histórias”. Assenta em quatro núcleos da cidade de Coimbra: os colégios da Rua da Sofia, onde a Universidade começou, o Pátio das Escolas, “coração” da instituição, onde se situa a reitoria, a faculdade de Direito e a Biblioteca Joanina, “uma das mais belas do Mundo”, os edifícios da reforma pombalina, “marcas da revolução do conhecimento no século XVIII” e o complexo do Estado Novo, na zona alta de Coimbra.

A Universidade também candidata o património imaterial, “que faz a ponte entre passado e futuro” sustentado no berço da língua portuguesa, o conhecimento científico e sua difusão, as tradições académicas da instituição e dos seus estudantes, as Repúblicas e a Canção de Coimbra.

No âmbito da promoção da candidatura, numa parceria entre a UC e a empresa multinacional Multi Mall Management (MMM), gestora de centros comerciais, vai decorrer uma exposição fotográfica itinerante sobre os costumes e tradições da Universidade de Coimbra, que vai percorrer o país para chegar “ao maior número de pessoas possível”. A exposição fotográfica, que será também palco para espectáculos e tertúlias, entre outras actividades ligadas à promoção da Candidatura da UC a Património da Humanidade, é inaugurada este sábado, no Fórum Coimbra, com a presença do reitor João Gabriel Silva.

António Matias Lopes, diretor da MMM, disse que é uma “honra e um privilégio” poder associar-se ao Estado Português na promoção da candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO”. A exposição, patente em Coimbra até 21 de abril, passa depois pelo Fórum Viseu (23 de Abril a 5 de Maio), Fórum Algarve, em Faro (07 a 19 de Maio), Armazéns do Chiado, em Lisboa, entre 21 de Maio e 2 de Junho e Fórum Almada de 4 a 16 deJjunho. Regressa a Coimbra entre 18 e 27 de Junho, por altura da decisão da UNESCO.

 

Sugerir correcção
Comentar