Campanha "Trilhos Seguros" alerta para riscos de caminhar no Gerês

Só este ano a GNR teve de resgatar mais de 30 pessoas, que se perderam quando caminhavam no parque nacional.

Foto
No Gerês há muitos trilhos marcados, mas o pedestrianismo em montanha exige precauções adicionais Marco Maurício

Mais de 30 pessoas foram resgatadas este ano depois de se perderem quando caminhavam no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Para prevenir a ocorrência de desaparecimentos nos trilhos pedestres do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) a GNR promove esta quarta-feira, na vila do Gerês, uma acção de sensibilização envolvendo 15 crianças.

Em comunicado, a Câmara de Terras de Bouro, uma das entidades parceira da iniciativa, explicou que a campanha "Trilhos Seguros" surge na sequência dos mais de 30 desaparecimentos ocorridos desde o início deste ano e que implicaram diversas ações de resgate com recursos a equipas especializadas da GNR do Gerês.

A acção, da qual também é parceira a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Terras de Bouro, vai envolver "cerca de 15 crianças de um ATL-Tempos Livres do Gerês que, juntamente com os militares da GNR, vão proceder à entrega de folhetos com conselhos de prevenção em várias línguas, aos turistas e nos estabelecimentos hoteleiros".

Esta campanha, que vai decorrer quarta-feira, entre as 10h e as 12h, na vila do Gerês, pretende alertar para os riscos existentes nos diversos percursos pedestres, aconselhando o respeito pelas diversas regras de segurança.

No comunicado, apesar de apontar os percursos pedestres como "a melhor forma de conhecer e de contactar com os valores naturais e culturais do PNPG", a Câmara de Terras de Bouro alertou para os "diversos riscos que podem estar envolvidos, por estarem localizados em zona de montanha", e apelou à necessidade de "agir com consciência".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários