Camilo, Cupertino e outros combinaram noite de copos para dias 18 e 19 em Famalicão

Município apresentou esta segunda-feira o programa das comemorações locais do Dia Internacional dos Museus.

Foto
Estátua "Amores de Camilo", de Francisco Simões, inaugurada em Dezembro de 2012 no Porto Fernando Veludo/NFactos

Personagens históricas ligadas a Famalicão, como Camilo Castelo Branco, Bernardino Machado, Soledade Malvar e Artur Cupertino de Miranda, vão “divertir-se” nos bares da cidade, para festejar o Dia Internacional dos Museus, anunciou o município nesta segunda-feira.

Em comunicado, a câmara acrescentou que a iniciativa, marcada para os dias 18 e 19, pretende tirar aquelas personagens históricas dos museus e levá-las até “locais improváveis”. Vestidas a rigor e encarnadas por actores de grupos de teatro locais, aquelas personagens vão andar pelos bares, “bebendo uns copos, interagindo com as pessoas e semeando pedaços de cultura”.

“Uma provocação para o público da noite e uma oportunidade única para os museus se darem a conhecer e cativarem visitantes”, referiu o vice-presidente da Câmara, Paulo Cunha, nesta segunda-feira, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus.

Esta será a primeira vez que a data é celebrada pela Rede de Museus de Famalicão, constituída em Novembro de 2012 e composta por 13 unidades, três das quais integram já a Rede Portuguesa de Museus (Casa-Museu Camilo Castelo Branco, Museu Bernardino Machado e Museu do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda). Os restantes são o Museu da Indústria Têxtil, Museu Nacional Ferroviário, Museu da Guerra Colonial, Museu de Cerâmica da Fundação Castro Alves, Museu do Automóvel Antigo, Museu de Arte Sacra de S. Tiago de Antas, Museu de Arte Sacra da Paróquia de Santo Adrião, Casa-Museu Soledade Malvar e Museu Cívico, Cultural e Religioso de Mouquim e Museu da Confraria da Senhora do Carmo de Lemenhe.

Do programa do Dia Internacional, com cerca de meia centena de actividades espalhadas pelas várias estruturas museológicas, destaque para o teatro, com a interpretação das peças Memorial do Convento, pelo grupo de Teatro Andaime, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, e Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco, pelo Grutaca, no Centro de Estudos Camilianos. Referência ainda para a caminhada Trilho Cangosta do Estevão, um percurso habitualmente realizado por Camilo Castelo Branco, entre Landim e S. Miguel de Seide. Fado, pintura, cerâmica, ferromodelismo e fotografia são outras das propostas.
 

Sugerir correcção
Comentar