Camélias de Sintra e Parque Terra Nostra dos Açores ganharam prémio de excelência

International Camellia Society atribuiu duas classificações para o país pela primeira vez.

Foto
Nuno Oliveira

O Parque da Pena, em Sintra, recebeu, na passada sexta-feira, em Espanha, a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society (ICS), durante o Congresso bianual desta associação. O Parque Terra Nostra também foi distinguido pela instituição.

Esta distinção, que ainda sido atribuída a instituições portuguesas até agora, torna o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência que coleccionam Camélias.

O processo que conduziu a este resultado teve início em 2009, quando a empresa Parques de Sintra lançou o projecto de recuperação e identificação botânica das Camélias do Parque da Pena, com o apoio da Associação Portuguesa de Camélias, de produtores e especialistas.

O projecto implica o estudo, classificação e recuperação da extensa colecção, que inclui 2258 exemplares concentrados principalmente em quatro locais do Parque da Pena: Jardim das Camélias, Jardim Rainha D. Amélia, Jardim da Condessa d’Edla e Alto do Chá. Actualmente estão identificadas 285 cultivares, pertencentes a cinco espécies diferentes.

Em 2013, o Parque da Pena decidiu candidatar-se ao ICS mas só agora foram conhecidos os resultados. A análise da candidatura implicou a visita ao local por parte de um elemento da International Camellia Society e, por último, durante o Congresso que se realizou em Pontevedra, a avaliação por um painel de especialistas, presidentes das várias associações nacionais de Camélias e membros da ICS.

Além do Parque da Pena, houve também outra classificação para o país, para o Parque Terra Nostra.

Sugerir correcção
Comentar