Câmara procura fundos para fazer pavilhão desportivo na antiga praça de touros de Viana

Autarquia de Viana do Castelo espera ter o projecto de transformação do edifício pronto em 2016.

A reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em pavilhão desportivo deverá custar cerca de dois milhões de euros, devendo o concurso público da empreitada ser lançado em 2016.De acordo com o presidente da câmara local, José Maria Costa (PS), a autarquia “está a procurar financiamentos comunitários para a reconversão do edifício e para a criação de áreas comerciais de apoio”.

“Estamos a tentar encontrar um instrumento financeiro que permita aliviar o orçamento municipal, uma vez que se trata de um investimento com algum significado, estimado em dois milhões de euros”, disse o autarca à agência Lusa.

“O programa da obra está a ser ultimado, em parceira com a Escola Desportiva de Viana (EDV), para dar início ao projecto de execução, que deverá estar pronto no início de 2016”, adiantou, sublinhando que a obra “não vai implicar a demolição" da antiga praça de touros, desactivada há seis anos, desde que o município classificou Viana como cidade antitouradas.

“Temos o estudo do Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com toda a informação técnica que nos permite trabalhar e ter a certeza da capacidade de resistência da estrutura, que está em boas condições”, afirmou José Maria Costa.

A intenção da autarquia passa por transformar o espaço numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apta para a prática de várias modalidades, como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol.

A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa actividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espectáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d’Agonia, o que aconteceu pela última vez em Agosto de 2008. 

Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para utilização do espaço, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e uma zona de restauração e actividades náuticas. Até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento.

Agora, a “vontade clara” da autarquia de dar resposta à “falta de condições físicas com que se debate a EDV”, clube com 39 anos de existência e 1.300 atletas, está na origem do novo projecto para a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro. Para o exterior do edifício, situado no parque da cidade, é proposta a criação de estruturas que permitam a prática desportiva ao ar livre.

Sugerir correcção
Comentar