Câmara do Porto dá tolerância de ponto na segunda-feira de Páscoa

Comissão de trabalhadores propôs medida e o presidente da autarquia acatou-a.

Os funcionários da Câmara do Porto vão ter tolerância de ponto na próxima segunda-feira, podendo, assim, gozar umas miniférias de quatro dias no período da Páscoa. O despacho do presidente da autarquia, Rui Moreira, garante ainda que os trabalhadores “que assegurem os serviços considerados essenciais” poderão gozar esta folga nos “15 dias subsequentes”.

O presidente da autarquia foi abordado pela comissão de trabalhadores (CT) sobre a possibilidade de compensar os trabalhadores com uma folga extra neste período de Páscoa.

Ana Paula Soares, da CT, diz ao PÚBLICO que os trabalhadores do município costumavam ter uma tolerância de ponto na quinta-feira que antecede a Páscoa ou na segunda-feira de manhã depois daquele dia, mas que a tradição foi, entretanto, interrompida.

"Agora sugerimos que fosse dada tolerância de ponto no dia 21 ou no dia 17 [esta quinta-feira], como forma de nos compensar por estarmos a trabalhar 40 horas por semana, pelo atraso no acordo do horário de trabalho proposto pelos sindicatos. É uma forma de compensar os trabalhadores que, apesar disto, têm tido um comportamento inexcedível", disse. 

O assunto chegou, por escrito, ao presidente esta semana e a resposta de Rui Moreira foi favorável.

No despacho, a que o PÚBLICO teve acesso, o autarca refere que a Pascoela (segunda-feira de Páscoa) “tem uma expressão forte nas festividades populares” e que “esta particularidade está proficuamente enraizada no consciente colectivo dos trabalhadores da Câmara do Porto”.

Acresce, refere o autarca eleito numa lista independente, que o município “tem dado exemplos de rigor orçamental, fomento de produtividade e contenção de despesas”, para as quais têm contribuído, “de forma decisiva, o empenhamento e esforço dos trabalhadores da autarquia”.

Sugerir correcção
Comentar