Câmara do Porto altera circulação na rua de Costa Cabral

As obras têm um prazo estimado de duas semanas.

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Ana Luísa Silva

A Câmara do Porto começa na terça-feira a alterar a circulação da Rua de Costa Cabral, a mais comprida da cidade, adoptando linhas contínuas para dividir os sentidos de trânsito e uma espécie de separador central em algumas áreas.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira em conferência de imprensa pela vereadora da Mobilidade, Cristina Pimentel, que com este plano pretende diminuir a sinistralidade naquela artéria de três quilómetros, onde entre 2011 e 2014 se registaram 149 acidentes e 27 atropelamentos, combater o estacionamento abusivo e permitir o aumento da velocidade de circulação dos autocarros.

Os trabalhos vão criar “90 lugares de estacionamento legais” e fazer subir de três para 70 os espaços destinados às cargas e descargas, e instalar pinos de borracha (tecnicamente apelidados de “balizas de posição cilíndrica flexíveis”) a separar as faixas de rodagens numa extensão de cerca de 30 metros “antes e depois” das intersecções e cruzamentos de Costa Cabral com outras artérias.

Com esta espécie de separador central criado por 149 pinos que vão ocupar “entre 15% a 25% do arruamento” a expectativa é impedir o estacionamento ilegal onde ele causa maiores problemas (junto às intersecções e cruzamento), adiantou a vereadora, notando que a Câmara e a Polícia Municipal vão ter “tolerância zero” relativamente às infracções.

“Também a PSP está interessada nestas medidas”, acrescentou Cristina Pimentel.

As obras têm um prazo estimado de “duas semanas”, dependente “da meteorologia”, planeado e avançam em quatro fases, no sentido Estrada da Circunvalação – Praça do Marquês.

De acordo com a vereadora, a intervenção começa no troço estrada da Circunvalação – rua de Santa Justa, segue para a área entre Santa Justa e rua de Contumil, avança depois até à rua de Silva Tapada e continua a partir daí até à Praça do Marquês.

Em toda a extensão da rua vai fazer-se o “reposicionamento” de algumas paragens de autocarros e a colocação de “guardas metálicas de protecção adequadas às crianças” onde existirem colégios ou equipamentos desportivos.

Cristina Pimentel esclareceu que a rua Costa Cabral é aquela onde a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) “regista um maior número de acidentes nas suas viaturas”, para além de, sobretudo devido ao estacionamento irregular, os autocarros verem “a velocidade média consideravelmente afectada”.

A vereadora indicou que, entre 2011 e 2014 se registaram, naquela artéria, 149 acidentes: 115 colisões, sete despistes e 27 atropelamentos, dos quais resultaram 45 feridos ligeiros.

Cristina Pimentel notou ainda que “17% dos acidentes envolveram veículos pesados”.

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