Câmara de Viana não autorizou montagem de arena para tourada

Partidários e adversários dos espectáculos taurtomáquicos voltam a esgrimir argumentos em Viana do Castelo.

Foto
Tourada volta a causar polémica Nelson Garrido

A Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido de um movimento local para a instalação de uma arena amovível em Darque, alegando falta de informação no processo, disse esta terça-feira à Lusa uma fonte oficial da autarquia.

“O pedido foi indeferido por má instrução do processo, nomeadamente por não identificar o local, através de extracto cartográfico, a zona de segurança e as instalações sanitárias”, adiantou a mesma fonte. Em causa estão terrenos privados na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, numa área conhecida localmente como a “Seca do Bacalhau”.

É neste local que o movimento “Vianenses pela Liberdade” quer promover, no domingo, uma tourada, tal como fez no ano passado. O espectáculo está prevista para o último dia das festas d’Agonia, à mesma hora da procissão solene em honra da padroeira dos pescadores, um dos mais importantes momentos religiosos da romaria.

O pedido de licenciamento da corrida de toiros anunciada para dia 24 pelo movimento “Vianenses pela Liberdade” deu entrada na quarta-feira passada na autarquia. O pedido prevê a instalação da praça amovível no mesmo local onde decorreu a tourada do ano passado, com a presença, segundo a organização, de mais de 2.550 espetadores.

Contactado pela Lusa, José Carlos Durães, porta-voz do movimento que assume a organização do espectáculo, afirmou não ter ainda recebido a notificação. Adiantou que a corrida já está licenciada pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) e que a praça amovível começou a ser montada esta terça-feira.

O movimento "Vianenses pela Liberdade" foi criado em 2009, depois de a câmara ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como cidade “antitouradas” e afirmando não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados desde que tal dependesse de decisão do município.

A associação Animal e o movimento local “Viana Antitouradas” anunciaram esta terça-feira a realização de manifestações contra o terceiro espetáculo tauromáquico que ocorre no concelho desde que este foi declarado antitouradas, em 2009.


Em 2012 e 2013 as touradas realizadas em Viana do Castelo foram promovidas pela Prótoiro, federação de associações taurinas. Tal como em 2012, a tourada do ano passado aconteceu porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou uma providência cautelar apresentada pela Prótoiro, para suspender o primeiro indeferimento municipal.

 

Sugerir correcção
Comentar