Câmara de Viana gasta 60 mil euros para tornar estacionamento gratuito em Agosto

Condutores terão mais 2070 lugares para estacionar sem pagar no centro da cidade.

Foto
Lugares de estacionamento ficam em quatro parques subterrâneos e um à superfície Pedro Cunha/Arquivo

A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 60.840 euros para tornar gratuitos 2070 lugares de estacionamento privado na cidade, à noite e aos fins-de-semana, em Agosto, tentando dinamizar o comércio e a restauração.

Segundo uma deliberação municipal à qual a agência Lusa teve acesso, em causa estão quatro parques de estacionamento subterrâneos e um à superfície, que, no seguimento de uma campanha idêntica em vigor de Maio a Julho e entre Setembro e Dezembro, foi alargada a Agosto.

Assim, segundo a deliberação proposta pela maioria socialista e já aprovada, o município vai pagar ao grupo PA Parques 43.050 euros por 1520 lugares de estacionamento relativos a três parques (Campo d’Agonia, antigo Mercado e Afonso III), que assim continuam a ser gratuitos diariamente entre as 20h e as 2h, e aos sábados e domingos durante todo o dia, em Agosto.

Soma-se o pagamento de 14.790,78 euros ao grupo Rites, por 400 lugares no Parque 1.º de Maio, e 3000 euros à empresa Reis Parque, por 150 lugares na marina da cidade.

Chamar turistas à cidade
O objectivo da medida, que envolve um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), é a “promoção, comercial e atracção de turistas” à cidade, motivo pelo qual a autarquia optou por alagar a medida, e respectivo pagamento aos concessionários privados, a este mês.

Insere-se na campanha “Viana do Castelo com o comércio tradicional”, apresentada em Abril, e que envolve vários parques de estacionamento pagos que funcionam no centro da cidade.

Totalmente financiada pela Câmara Municipal, esta campanha custaria 54.300 euros para o total dos sete meses (Maio a Dezembro, excepto Agosto).

Contudo, só o alargamento a este mês, o de maior movimento na cidade de Viana do Castelo, custará à autarquia 60.840 euros, o que já levou o PSD local a afirmar tratar-se de uma medida “eleitoralista”, reclamando antes uma solução “definitiva”, através da criação de estacionamento gratuito à superfície no centro da cidade.

Contactada pela Lusa, a Câmara não quis comentar estas acusações. No entanto, o autarca socialista José Maria Costa tinha já justificado esta campanha com as “dificuldades sentidas” pelos comerciantes locais face ao “menor poder de compra” dos clientes, pretendendo “promover” a visita à cidade e aos seus pontos de atracção, sendo o alargamento a Agosto justificado pelo “sucesso” já obtido com a campanha.

Sugerir correcção
Comentar