Câmara de Oeiras cria conselho estratégico para promover empreendedorismo

Entre outras missões, este orgão consultivo irá criar a figura do "provedor das empresas de Oeiras", uma "via verde" na ligação entre os empresários e a autarquia.

A Câmara de Oeiras anunciou nesta segunda-feira que reformulou a sua agência para o desenvolvimento, a Aitec-Oeiras, para criar um Conselho Económico e Social. Este órgão consultivo vai ser coordenado pelo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, António Saraiva, e visa promover o empreendedorismo e a iniciativa privada.

A nova estrutura vai reunir “um conjunto de coordenadores de área e projecto, com créditos firmados na sociedade portuguesa”, diz a autarquia em comunicado, sem revelar nomes. Da lista de tarefas deste novo órgão consta a promoção de propostas de aproveitamento de espaços municipais; criação da figura do “provedor das empresas de Oeiras” que garanta uma “via verde” na relação entre as empresas e o município; captação de novas empresas; promoção de projectos inovadores; internacionalização das empresas do concelho e organização de “missões” de empresas estrangeiras a Oeiras.

A Aitec-Oeiras (Associação para a Internacionalização, Tecnologias, Promoção e Desenvolvimento Empresarial de Oeiras) é uma agência de desenvolvimento sem fins lucrativos criada em Outubro de 2012, ainda com Isaltino Morais à frente da câmara. Reúne a câmara, empresas e “unidades de conhecimento” e tem como objectivo a promoção do investimento no concelho atraindo empresas sobretudo da área da tecnologia e investigação. 

Sugerir correcção
Comentar