Câmara de Matosinhos espera 50 mil pessoas na feira dos Hospitalários

Recriação Histórica junto ao Mosteiro de Leça do Balio decorre de 8 a 11 de Setembro.

Foto
O recinto da feira não permite acomodar muito mais do que as 50 mil pessoas previstas Fernando Veludo/NFactos

 A 11.ª edição da feira medieval de Matosinhos - Os Hospitalários no Caminho de Santiago - decorre entre os dias 8 e 11 de Setembro em Leça do Balio, sendo esperadas cerca de 50 mil pessoas, avança a autarquia.

"A feira medieval de Leça do Balio é mais do que mais uma das inúmeras feiras medievais que, pelo Verão, animam as cidades e vilas portuguesas. É sobretudo uma festa em que a história se renova e que mostra Matosinhos tal como sempre foi: uma terra incontornável e vibrante, que projecta o futuro sem esquecer o passado", refere o presidente da câmara de Matosinhos no programa hoje enviado à Lusa.

No documento, Guilherme Pinto destaca que "o ponto alto da feira medieval" será no domingo, dia 11, com a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, "precisamente no local onde o enlace ocorreu, o belo mosteiro gótico-românico". Em Matosinhos, salienta, "sobejam hoje vestígios das épocas mais distintas, embora nenhum acontecimento aqui ocorrido deva ter marcado tanto a História de Portugal quanto esse casamento celebrado no Mosteiro de Leça do Balio em 1372".

Segundo a autarquia, a feira "tem recebido cerca de 50 mil pessoas nos últimos anos", valor que esperam repetir já que, e dada a dimensão do recinto, não é possível aumentar "significativamente a afluência de público".

A feira medieval começa dia quinta-feira 8, pelas 17h, com a chegada do arauto Régio anunciando a Carta de Feira de El Rei D. Fernando e o anúncio da visitação do Grão-Mestre da Ordem de S. João de Jerusalém ao Mosteiro. Segue-se, pelas 18h, o cortejo solene de recepção ao Grão-Mestre da Ordem de São João de Jerusalém, animação no mercado, música e danças mouriscas no Parque das Varas.

O primeiro dia termina pelas 00:30, com trovas e cantigas e um espetáculo de teatro e fogo no Largo do Mosteiro. Sexta-feira, dia 9, é dia abertura do mercado, treino de armas dos monges guerreiros, danças ao som de gaitas-de-foles, festa no terreiro, auto de fé, demonstração de falcoaria, torneio medieval a cavalo e espectáculo de malabarismo e fogo.

Para sábado estão previstos treinos de jovens cavaleiros, danças e músicas orientais, o ataque do saltimbanco, os músicos de Granada e as danças do ventre, trovas e cantigas, recriação da peregrinação de Santo António do Telheiro ao Mosteiro de Leça do Balio e ordenação de cavaleiros.

Sugerir correcção
Comentar