Câmara de Lisboa quer criar comissariado para combater desperdício alimentar

Estrutura terá como missão elaborar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, uma ideia antiga mas que tarda em sair do papel.

Foto
Associação do sector alerta que redução de trabalhadores põe em causa qualidade do serviço Rui Gaudêncio

A Câmara de Lisboa discute na quarta-feira a criação de um Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, cuja principal missão será elaborar um plano para evitar que as sobras de cantinas e restaurantes da cidade vão parar ao lixo, quando poderiam alimentar os mais carenciados.

A proposta, que será votada na reunião pública da câmara, é subscrita pelo presidente do município, António Costa, e pelos vereadores João Afonso (movimento Cidadãos por Lisboa), que tem o pelouro dos Direitos Sociais, e João Gonçalves Pereira (CDS-PP). Segundo o documento, ao qual o PÚBLICO teve acesso, o vereador centrista será o comissário e responsável pelo projecto e a João Afonso caberá a articulação com os serviços da autarquia e da Rede Social de Lisboa.

Além de elaborar, acompanhar a execução e determinar a avaliação do Plano Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, o comissariado terá "o exclusivo das competências municipais de combate ao desperdício alimentar". Será responsável por “identificar as necessidades e os recursos disponíveis, públicos e privados, na cidade” e por “promover a realização de campanhas com vista à sensibilização e educação para o combate ao desperdício alimentar”. A nova estrutura deverá funcionar com recursos humanos já existentes na câmara, não representa um acréscimo de despesa para o município e terá um tempo de vida limitado, sendo extinta após a concretização do plano.

Os proponentes argumentam que cabe à câmara “desenvolver uma iniciativa capaz de enquadrar e potenciar o admirável e exemplar exercício de cidadania levado a cabo pela sociedade civil” em projectos de combate ao desperdício de comida. E citam exemplos do envolvimento da câmara nestes projectos. Um deles é a parceria estabelecida em Abril de 2012 entre a autarquia e a associação Dariacordar para o projecto Zero Desperdício, que permitiu distribuir cerca de 48.500 refeições em 2013.

Os autores da proposta consideram que "é chegado o momento de a Câmara Municipal de Lisboa incrementar o seu contributo através do seu apoio institucional para o reforço e alargamento destas iniciativas da sociedade civil e dos diferentes parceiros".

Mas a ideia de criar um programa municipal de combate ao desperdício alimentar não é nova: em Dezembro de 2010, a câmara aprovou por unanimidade uma moção do CDS-PP que previa a criação deste plano para ajudar os lisboetas a enfrentarem os efeitos da crise. A autarquia deveria ter definido uma estratégia com as juntas de freguesia, paróquias e o sector da restauração. No entanto, o projecto nunca saiu do papel.

Em Setembro de 2012, a então vereadora da Acção Social, Helena Roseta, justificou que surgiram “problemas ao nível da garantia de qualidade dos alimentos e da segurança alimentar”. Segundo a autarca, “os restaurantes não mostraram disponibilidade” e “não se encontrou uma forma prática para transportar a comida”. Perante isto, a câmara optou por outro caminho, que passa por exemplo pela disponibilização de espaços municipais para a distribuição de refeições aos sem-abrigo.

Sugerir correcção
Comentar