Câmara de Lisboa apresentou queixa pelo roubo de placa da antiga sede da PIDE

A vereadora da Cultura afirma que uma nova placa vai ser colocada no local "nos próximos 15 dias".

Foto

A Câmara de Lisboa apresentou uma participação na Polícia Judiciária pelo alegado roubo da placa que assinala, na fachada da antiga sede da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), na Rua António Maria Cardoso, a morte de quatro pessoas. Segundo a vereadora da Cultura, “nos próximos 15 dias” será colocada uma nova placa no local.

A questão do desaparecimento da placa, na qual se podia ler “Aqui, na tarde de 25 de Abril de 1974 a PIDE abriu fogo sobre o povo de Lisboa e matou: Fernando C. Gesteira, José J. Barneto, Fernando Barreiros dos Reis e José Guilherme R. Arruda”, foi levantada na reunião de terça-feira da Assembleia Municipal de Lisboa, por Ricardo Robles.

O deputado bloquista defendeu que “é importante que não se apague a memória” e perguntou o que tencionava a câmara fazer para resolver a situação.

A vereadora da Cultura disse que o município foi alertado para o desaparecimento da placa na passada sexta-feira, tendo contactado os proprietários do condomínio construído na antiga sede da PIDE para averiguar se saberiam onde estava. Como a resposta foi negativa, adiantou Catarina Vaz Pinto, foi apresentada uma participação na Polícia Judiciária, “porque a placa terá sido roubada”.

A placa que agora desapareceu tinha sido colocada na fachada da antiga sede da PIDE em Abril de 2010, por solicitação do Movimento Cívico Não Apaguem a Memória. Uma outra já tinha existido no local, mas foi retirada durante as obras de transformação do imóvel na Rua António Maria Cardoso num condomínio.  

 

Sugerir correcção
Comentar