Câmara de Ílhavo inaugura via cujo processo parece “uma novela”

Construção da estrada de acesso ao futuro Parque da Ciência e Inovação esteve, por várias vezes, sujeita à decisão dos tribunais e também esteve na origem da detenção de um dirigente local da Quercus.

Foto
Nova via de acesso vai ser inaugurada este domingo Adriano Miranda

São poucos quilómetros de asfalto, mas fizeram correr muita tinta nos jornais e, especialmente, nos tribunais. A via de acesso ao futuro Parque da Ciência e Inovação (PCI) – empreendimento liderado pela Universidade de Aveiro e que está a nascer nos municípios de Ílhavo e Aveiro – vai ser inaugurada este domingo, num acto público que pretende ser o último episódio de uma “verdadeira novela”.

“Foi um processo desgastante, mas conheceu um final feliz”, garante Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, a propósito da obra iniciada pela autarquia em Abril do ano passado e que foi alvo de várias batalhas judiciais e de notícias contraditórias.

A empreitada, que agora vai ser aberta à circulação, foi alvo de “duas providências cautelares, que passaram pela primeira instância, pela Relação, pelo Supremo e pelo Constitucional”, recorda o líder da autarquia em declarações ao PÚBLICO. Pelo meio, “houve pessoas detidas e condenadas por discordarem da obra e por terem tido atitudes estranhas”, acrescenta o edil, a propósito dos vários episódios do processo em relação ao processo que tantas dores de cabeça causou aos responsáveis da câmara municipal.

A contestação à empreitada foi levantada pelo núcleo de Aveiro da Quercus e também por alguns moradores da Coutada – zona do município de Ílhavo onde está a ser edificado o PCI , devido ao facto de a via atravessar uma área de RAN [Reserva Agrícola Nacional].

Aos processos em tribunal somaram-se ainda outras formas de contestação, como foi a tentativa de impedir que as máquinas avançassem no terreno para rasgar a via que é inaugurada este domingo. O dirigente regional da associação ambientalista, João Paulo Pedrosa, chegou mesmo a ser detido pela GNR – e condenado em tribunal – por tentar travar as máquinas. E, mais recentemente, soube-se que a sociedade que gere o PCI moveu um processo contra este mesmo dirigente associativo, por actos de vandalismo no painel do alvará de licenciamento da obra.

Não obstante todo este historial de contestação e protestos, o presidente da câmara de Ílhavo não teme que a festa de inauguração da obra possa ser estragada por qualquer polémica. “Muito embora fosse o nome da Quercus que estivesse em causa, era apenas uma pessoa que estava a levantar esta contestação”, argumenta Fernando Caçoilo, ao mesmo tempo que acrescentava que “além do mais, a população da Coutada está satisfeita com a obra”. É que, segundo vinca o edil, além de garantir a circulação automóvel até ao PCI, esta obra também serve de acesso à zona poente da Coutada, criando “alternativa à saída para a antiga Estrada Nacional 109”.

Este e outros argumentos parecem não convencer os dirigentes locais da Quercus, que já garantiram que não irão desistir da sua luta. “A obra continua a ser ilegal”, vincou João Paulo Pedrosa ao Público. “A providência cautelar não conseguiu parar a obra, mas ainda vai ser dado o processo em tribunal para concluir se houve ilegalidades”, explicou este dirigente do núcleo aveirense da associação ambientalista.

Quase um milhão de euros de investimento
A via de acesso ao PCI é composta por uma estrada com duas vias (uma em cada sentido), uma ciclovia paralela para circulação de velocípedes e peões e acesso de serviço às propriedades rústicas existentes naquela zona e, ainda, um miradouro com vista privilegiada para a zona lagunar.

A empreitada resulta de um investimento camarário de quase um milhão de euros – incluindo a aquisição de terrenos –, e está a ser “candidatada ao overbooking do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional]”, refere Fernando Caçoilo. Com a sua conclusão, fica facilitado o trabalho que está já em curso no local do empreendimento liderado pela Universidade de Aveiro (UA) – é a accionista maioritária de uma sociedade que integra ainda a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a Associação Nacional de Jovens Empresários, entre outras entidades e empresas.

Este parque, que tem um custo estimado de 35 milhões de euros, compreenderá três pólos: o da ciência, o da experimentação e o empresarial, permitindo, deste modo, a instalação de empresas de base tecnológica, a implementação de um espaço dotado de equipamentos de uso comum, um espaço de incubação e uma “design factory”.

Os estudos da UA para o PCI prevêem a criação de 5000 postos de trabalho directos em dez anos. Nesta altura, estão já a ser construídas as infra-estruturas de base e os três primeiros edifícios do PCI.

Sugerir correcção
Comentar