Câmara de Fafe fecha ano com contas positivas e sem dívidas a fornecedores

Município vai manter a redução de 2% no IRS dos fafenses e reduzir em 25% o IMI dos prédios avaliados, que em 2012 já foi reduzido em 20%.

A Câmara de Fafe encerrou o ano de 2012 com contas positivas e sem dívidas a fornecedores, tendo ainda reduzido em mais de 20% a dívida bancária, informou esta quarta-feira o presidente.

José Ribeiro sublinhou que esta foi a primeira vez que o município terminou o ano com contas positivas. “Nunca havia acontecido antes, é um facto inédito”, disse o autarca, em breve balanço ao ano financeiro que fechou há dois dias.

Apesar de ainda não ser possível conhecer-se com exactidão as contas de 2012, José Ribeiro assegura que transitará para 2013 um saldo positivo, “o que realça o rigor dos orçamentos municipais e a seriedade da sua execução”.

Por outro lado, a ausência de dívida a fornecedores mantém-se, o que, acrescenta Ribeiro, “é de evidenciar, numa altura em que tantas autarquias passam por graves desequilíbrios financeiros”. Realça ainda a redução de mais de 20% da dívida bancária da autarquia, “já de si baixa”.

Esta saúde financeira do município permite manter a redução de 2% no IRS dos fafenses e reduzir em 25% o IMI dos prédios avaliados, que em 2012 já foi reduzido em 20%. A câmara vai ainda reduzir para metade a derrama para as empresas com negócios até 150 mil euros e baixar algumas taxas no licenciamento de obras. “Em todo o actual mandato autárquico, não fizemos actualização nem aumento de tarifas ou taxas nos nossos serviços, o que, em alguns casos, redunda numa diminuição”, destacou José Ribeiro. Disse ainda que esta “situação de desafogo” permite manter um “forte investimento” em 2013, apontando como exemplos a recuperação do Palacete do ex-Grémio para a instalação do Arquivo Municipal e a requalificação da Feira Semanal.
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues