Câmara de Coimbra requalifica e condiciona trânsito no Largo da Sé Velha

A requalificação da praça onde se situa um dos mais emblemáticos monumentos da cidade visa, designadamente, transformá-la num espaço essencialmente pedonal.

A Câmara de Coimbra vai reabilitar o Largo da Sé Velha, na Alta histórica da cidade, e condicionar o estacionamento e circulação automóvel nesta zona classificada Património Mundial da Humanidade.

A requalificação da praça onde se situa um dos mais emblemáticos monumentos da cidade visa, designadamente, transformá-la num espaço essencialmente pedonal, disse esta sexta-feira o presidente do município, Manuel Machado.

Para isso e para proteger a Sé Velha e o património envolvente, a Câmara vai promover "a contenção da circulação" e a "redução drástica do estacionamento automóvel", disse o autarca, que falava à agência Lusa à margem de um programa de visitas a áreas que vão ser objecto de intervenção.

As deslocações, esta sexta-feira, à Rua de Sobre-Ripas, junto à Torre de Anto, ao Pátio da Inquisição e à Encosta da Sofia, na zona histórica de Coimbra, e ao canil/gatil, onde vão ser investidos cerca de 40 mil euros, visaram assinalar o terceiro aniversário da tomada de posse do actual executivo camarário, de maioria socialista.

Além de dotar o Largo da Sé Velha com "passeios [pedonais] de conforto", o projecto de requalificação desta área, que será debatido na próxima reunião camarária (agendada para segunda-feira), também prevê que os cabos e canais técnicos passem a ser subterrâneos, adiantou Manuel Machado.

Simultaneamente, será requalificada a rua que liga a praça ao antigo Colégio da Trindade, no Polo I da Universidade, em fase adiantada de reabilitação (obra promovida pela Universidade), para acolher departamentos da Faculdade de Direito.

Manuel Machado revelou também que vai ser posta em concurso público a exploração de uma unidade com berçário, creche e infantário, a instalar num edifício do Largo da Sé Velha, situado em frente do pórtico principal do monumento, que é propriedade municipal e cujas obras de requalificação estão concluídas.

Sobre a Encosta da Sofia, cujos trabalhos de recuperação na Ala Central do Colégio das Artes foram esta sexta-feira consignados, o presidente da Câmara de Coimbra disse que este empreendimento se integra no projecto de criação de condições que permitam a circulação automóvel nalgumas ruas desta área, de modo a proporcionar uma alternativa à Rua da Sofia.

Formada essencialmente por antigos colégios, que integraram a Universidade, a Rua da Sofia é uma das principais e mais movimentadas artérias da Baixa de Coimbra e foi, em 2013, classificada, com a Alta universitária, Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Sugerir correcção
Comentar