É mais uma vítima da crise: o Rali de Barcelos, que já teve quatro edições consecutivas, foi suspenso pela autarquia devido a dificuldades económico-financeiras. A câmara espera poder voltar a organizar a prova.
A decisão foi anunciada num comunicado publicado, no final de Dezembro, na página de Internet do município presidido pelo socialista Miguel Costa Gomes. "Não tendo a Câmara Municipal condições para assegurar os 38 mil euros do contrato de desenvolvimento desportivo estabelecido com o Clube Automóvel do Minho e todos os custos indirectos associados à realização do Rali de Barcelos, decidiu pela suspensão do mesmo", explica a autarquia.
O evento, ao qual a câmara atribui "grande importância", tem sido financiado numa parte "substancial" pelo patrocínio de empresas que, actualmente, atravessam dificuldades financeiras. Já na edição de 2012, a autarquia conseguiu reduzir os custos em 40% em relação à edição anterior. Mas não é possível cortar mais. Além disso, "todos os indicadores apontam para um agravamento da situação económico-financeira durante o ano de 2013, com repercussões ao nível das receitas das autarquias, das empresas e dos portugueses em geral”.
Este agravamento deverá repercutir-se no "aumento de outras necessidades – como o apoio social – para as quais será imperioso dar resposta pronta”. Por isso, a autarquia decidiu suspender o rali "contando poder retomar a prova logo que disponha das necessárias condições financeiras”.
O executivo afirma que sempre apoiou o evento “tornando-o numa das provas de referência no panorama do desporto automóvel nacional, com grande adesão do público e dos melhores pilotos”.

Comentar