Câmara de Baião abre concurso para atribuir casas em antiga escola

Autarquia investiu 170 mil euros para transformar uma escola desactivada em três habitações sociais. Escolha das famílias tem em conta os rendimentos.

Foto
Têm fechado várias escolas primárias no concelho de Baião Nelson Garrido

As três novas habitações que resultaram da adaptação de uma antiga escola primária de Baião, no distrito do Porto, vão ser atribuídas a famílias no âmbito de um concurso público. Segundo um comunicado da Câmara, a escolha das famílias terá em conta os respectivos rendimentos.

"Esse concurso vai seguir critérios objectivos e concretos, como os rendimentos da família, as condições em que vivem, o número de pessoas do agregado ou se têm pessoas deficientes ou idosos a seu cargo", lê-se no comunicado, que cita o vereador Paulo Pereira.

As habitações, duas do tipo T1 e uma do tipo T2, já concluídas, "devem ser vistas como um ponto de apoio que permita às pessoas reequilibrarem-se e iniciarem um processo de socialização", acrescenta o documento.

A intervenção da autarquia na antiga Escola Primária de Loivos do Monte permitiu também a construção de um centro de convívio comunitário, que vai ser gerido pela junta de freguesia. Ao todo, a câmara investiu cerca de 170.000 euros neste projecto.

Também citado na nota, o presidente da câmara, José Luís Carneiro, lamentou que a administração central não tenha apoiado aquele investimento da autarquia. "Vimo-nos obrigados a avançar com estes objectivos usando apenas os nossos recursos e de forma mais lenta. Contudo, felizmente, fomos capazes de honrar este compromisso", observou.

Na cerimónia de inauguração do espaço renovado, neste domingo, o presidente da câmara explicou que a construção das habitações sociais em Loivos do Monte resultou de um levantamento feito em todo o concelho, tendo em vista a candidatura a apoios do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana. "No entanto, quando a candidatura estava já aprovada por aquele instituto, o Estado deixou de cumprir com as suas obrigações e não comparticipou este investimento", refere o comunicado da autarquia.

 

Sugerir correcção
Comentar