Câmara de Aveiro procura soluções para o aumento da insegurança

Autarca diz que a cidade continua a ser segura, mas já se reuniu com a PSP para ter mais polícias na rua.

Foto
O alerta para o incidente foi dado às 12h47 Rita Chantre

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, defende que a PSP tenha apenas uma esquadra na cidade, “para ter menos gente nas secretarias e mais polícias na rua”.

Actualmente Aveiro possui duas esquadras, uma na Quinta do Griné, no edifício construído de raiz para o comando da PSP, e outra instalada no edifício do antigo Governo Civil.

Ribau Esteves (PSD) deu conta desta sua posição na última reunião do executivo municipal, quando confrontado pela vereadora do PS, Paula Urbano, com o alegado aumento de insegurança na cidade, nomeadamente nos parques de estacionamento. “Continuamos a dizer que temos uma cidade e um município seguros, mas temos consciência de que há um crescimento de episódios que exige a tomada de medidas complementares”, disse o presidente da câmara, citado pela agência Lusa.

Ribau Esteves informou os vereadores de que tinha tido uma reunião de trabalho com responsáveis da PSP, a quem transmitiu os relatos que lhe têm chegado pelos cidadãos, e com quem abordou as possibilidades de intensificar o policiamento.

“Precisamos de uma só esquadra para termos menos gente retida nas secretarias e mais gente na rua, porque os recursos humanos não vão crescer e temos consciência disso”, afirmou o presidente da Câmara. Para o autarca, “é preciso cuidar em condições da questão dos arrumadores, dos sem-abrigo e da relação com a marginalidade, e ter um apoio social bem gerido”.

Face à sugestão da vereadora de reforçar a presença dos fiscais municipais junto aos parques de estacionamento, Ribau Esteves reconheceu que tal presença é um elemento dissuasor para os arrumadores ilegais, mas esclareceu que há questões jurídicas por resolver.

Embora prefira que não haja arrumadores de carros, o autarca afirmou que a atuação das autoridades em relação a eles carece da aprovação de um regulamento da sua actividade, para que se possa verificar incumprimento. Esse regulamento está a ser preparado em conjunto com as juntas de freguesia, adiantou.

"Que não seja a falta de instrumentos administrativos que impeça a acção das forças de segurança. A presença do arrumador ilegal em parques de estacionamento pago atinge o foro do absurdo e é inadmissível, perante os cidadãos que têm de pagar duas vezes”, comentou.

 

 

Sugerir correcção
Comentar