Câmara de Aveiro desmantela ecocentro ilegal

Vai ser criado um novo centro para a recolha selectiva de resíduos.

Foto
Municípios estão por ora a perder a batalha jurídica contra pivatização da EGF Fernando Veludo

A Câmara de Aveiro anunciou nesta quarta-feira o desmantelamento do Ecocentro Municipal, situado na Forca Vouga (centro da cidade), que não possuía licença de gestão de resíduos e contrariava o Plano de Urbanização da zona.

"A partir de hoje, o Ecocentro Municipal, que já se encontrava encerrado desde Maio de 2014, será completamente desactivado e todo o espaço será limpo e devolvido ao espaço público para o fim inicialmente previsto, integrando o estacionamento da envolvente ao Pavilhão dos Galitos", informa a autarquia.

O ecocentro funcionava numa área de estacionamento entre o Pavilhão do Clube dos Galitos e um posto de abastecimento de combustíveis, inicialmente identificada como parque para autocaravanas, que foi vedada e passou a ser utilizada para a deposição de "monos".

Segundo o actual executivo, "a qualquer momento poderia ser ordenado o encerramento imediato do Ecocentro pelas entidades fiscalizadoras e instaurados processos de contra-ordenação ambiental ao Município de Aveiro" por não cumprir as normas em vigor.

Aquele equipamento municipal não dispunha de licença para a gestão dos resíduos, nem seria possível obter tal licença, "considerando que o uso pretendido viola os instrumentos de gestão territorial, em particular o Plano de Urbanização da Forca Vouga".

A Câmara de Aveiro decidiu, por isso, desmantelá-lo e avançar para a elaboração de um projecto para criar um novo Ecocentro Municipal, "a instalar num espaço que possa ser devidamente licenciado e com todos os procedimentos formais executados".

O objectivo é dotar o município de um novo equipamento "que potencie a recolha selectiva dos resíduos e promova a responsabilidade ambiental dos cidadãos".

Sugerir correcção
Comentar