"Café Memória" dedicado ao Alzheimer em Viana é o primeiro do Norte

Iniciativa vai-se espalhando por várias cidades, apoiando doentes e cuidadores.

Foto
Em Portugal há 182 mil pessoas com demência, 70% das quais têm Alzheimer Daniel Rocha

O "Café Memória" de Viana do Castelo é o primeiro a abrir na região norte destinado a pessoas com problemas de memória ou demência familiares e cuidadores, foi esta terça-feira anunciado pela associação Alzheimer Portugal.

"É com enorme satisfação que vemos abrir o primeiro "Café Memória" da zona norte do país, aqui em Viana do Castelo, sendo mais um serviço de apoio a pessoas com Alzheimer e seus cuidadores", afirmou Ana Taborda, presidente da delegação norte da Associação Alzheimer Portugal. A responsável falava à tarde, em conferência de imprensa, após a assinatura um protocolo com a Câmara de Viana do Castelo para a abertura de um "Café Memória", na capital do Alto Minho, o sexto em todo o país.

Trata-se de um conceito internacional que surgiu em Portugal em Abril 2013 e que "consiste num ponto de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como, respectivos familiares e cuidadores para a partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social".

O projecto consiste em "sessões estruturadas, não clínicas, realizadas num espaço informal" com o objetivo de "contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que estas pessoas muitas vezes se encontram".
Para o autarca de Viana é um "privilégio" para a cidade acolher a primeira estrutura do género na região norte face à "importante proporção que as doenças degenerativas começam a tomar" em todo o país.

"O envelhecimento da população e o abandono destas pessoas criam novos problemas e as instituições têm que ter novas respostas", sustentou o socialista José Maria Costa". Em Viana do Castelo, o projecto, lançado pelo grupo Soane Sierra e pela Alzheimer Portugal em parceira com a autarquia e a associação "HOPE!" vai decorrer num restaurante do centro comercial da cidade, nos quartos sábados de cada mês, entre as 9h e as 11h00. A primeira sessão está prevista para o dia 22 de Novembro.

Para Elsa Monteiro, diretora de sustentabilidade daquele grupo, "a chegada do Café Memória a Viana do Castelo evidencia o sucesso da iniciativa mas também a relevância, para os doentes, familiares e cuidadores de pessoas com problemas de memória ou demência". Luís Durães, da associação "HOPE!" afirmou tratar-se de um projecto que se destaca "pela capacidade de responder de forma simultânea a cuidadores e a pessoas com demência".

Segundo números de 2012, divulgados por Catarina Alvarez, coordenadora deste projecto, existem em Portugal cerca de 182 mil pessoas com demência, das quais 70% com Alzheimer. "Atrás de uma pessoa com demência está pelo menos um cuidador. Quando falamos em 182 mil pessoas no fundo estamos a falar pelo menos do dobro de pessoas em Portugal que são atingidas por esta problemática", frisou.

O "Café Memória" pretende ainda "sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências e envolvê-la na prossecução da sua missão, nomeadamente, através da prática de voluntariado". Desde o lançamento do projeto em Portugal, foram realizadas um total de 50 sessões, com cerca de 850 participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, envolvendo 96 voluntários que dedicaram mais de 1400 horas ao projecto.

Sugerir correcção
Comentar