Braga e Heraklion constroem roteiro para pessoas com mobilidade reduzida

Em Braga vão estar disponíveis para visitar, no exterior e interior, cinco locais, enquanto na Grécia foram identificados 14 locai.

Foto
LUIS EFIGENIO/NFACTOS

Braga (Portugal) e Heraklion (Grécia) apresentam nesta terça-feira na cidade bracarense o projecto comum “Our own roads”, com roteiros de monumentos históricos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Em Braga vamos poder ver, por exemplo, as ruínas das Termas Romanas do Alto da Cividade e uma antiga Domus (casa) Romana e em Heraklion, antiga Creta, faz parte do roteiro a Praça dos Leões e a Catedral do Santo Minas, contou à Lusa Raquel Macedo, da Associação de Ocupação Constante, entidade responsável pelo projecto “Our Own Roads”.

“Escolhemos locais que são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida”, garantiu Raquel Macedo, adiantando que em Braga vão estar disponíveis para visitar, no exterior e interior, cinco locais, enquanto na Grécia foram identificados 14 locais, embora nem todos sejam acessíveis no seu interior a pessoas com mobilidade reduzida.

Os novos roteiros turísticos “não são uma mera descrição dos locais mais emblemáticos da cidade. São um guia de cidade que foi desenvolvido com o apoio de participantes com mobilidade reduzida que identificaram barreiras arquitectónicas encontradas nos diferentes lugares visitados”, lê-se num comunicado enviado à comunicação social.

Os novos roteiros de monumentos históricos em Braga e Heraklion, cujo trabalho foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos e que contou com o apoio financeiro do programa da Agência Nacional Erasmus+ Juventude, vão estar disponíveis a partir de terça-feira, numa aplicação para telemóvel.

A aplicação para telemóvel indica as barreiras arquitectónicas e o nível de acessibilidade dos diferentes lugares e vai está disponível numa plataforma, onde todos poderão fazer o download gratuito e ver os comentários, fotos e vídeos do percurso do projecto.

O projecto foi idealizado e realizado pela Associação de Ocupação Constante, uma Organização Não Governamental fins lucrativos, e contou com as parcerias da Direcção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude e Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção.

A apresentação do projecto ao público está marcada para as 10h30 desta terça-feira, no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Braga.

O projecto “Our Own Roads” pretende “cultivar uma visão crítica sobre as limitações e os desafios arquitectónicos e culturais, existentes na Grécia e em Portugal”, lê-se na mesma nota de imprensa.

 

Sugerir correcção
Comentar