Bloco de Esquerda questiona mudança da PSP na Feira para a periferia

A transferência da esquadra da PSP acontece depois de quase duas décadas de tentativas frustradas de mudança de instalações.

Foto
PSP diz que uso de gás pimenta evitou "intervenção com bastões de ordem pública" Daniel Rocha

O deputado do Bloco Pedro Filipe Soares questionou, esta segunda-feira, a transferência da esquadra da PSP de Santa Maria da Feira para uma zona situada na periferia da cidade.

Depois de vários anos em instalações precárias, a PSP de Santa Maria da Feira, que se encontra instalada no centro da cidade, vai ser transferida para um imóvel localizado na zona industrial do Roligo, em Espargo, que foi alvo de obras de adaptação.

"Achamos estranho que se escolha um local fora da cidade para mudar a PSP, onde se vai pagar mais de três mil euros por mês e para uma situação que foi anunciada como transitória", disse à Lusa o deputado do BE, após uma visita à esquadra da PSP da Feira.

Segundo o bloquista, apesar de o novo espaço ter sido arrendado por 15 anos, a PSP admite regressar ao centro da cidade, para instalações que actualmente fazem parte da escola secundária Fernando Pessoa.

"Pelas nossas informações, a escola ficaria desocupada nos próximos meses e por isso seria uma espera de pouca duração que não motivaria um contrato de 15 anos", disse o líder da bancada parlamentar do Bloco.

O bloquista já anunciou que irá questionar o Governo na Assembleia da República sobre o processo de transferência da esquadra da PSP da Feira, adiantando que "além da segurança e proximidade, estão em causa questões de racionalidade económica".

A transferência da esquadra da PSP acontece depois de quase duas décadas de tentativas frustradas de mudança de instalações, que se encontram degradadas e sem condições de segurança para os agentes que ali prestam serviço.

O presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, chegou a dizer que a primeira vez que entrou na esquadra local da PSP, ficou "extremamente preocupado". "Trabalhar naquelas condições é só para profissionais com muito sentido de dever", realçou o autarca, que falava na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento do novo espaço. 

Sugerir correcção
Comentar