Barragens diminuem descargas mas há mais uma povoação isolada no Cartaxo

Só no distrito de Santarém há três povoações isoladas devido às inundações. Em Viseu, a estrada de acesso a Valonguinho continua cortada.

Foto
Populações estão isoladas devido à forte precipitação registada durante o fim-de-semana Adriano Miranda

A Protecção Civil prevê uma descida gradual dos níveis de água do Tejo, depois de a barragem do Fratel, em Portalegre, ter diminuído o caudal descarregado nesta terça-feira. No entanto, o número de povoações isoladas devido às cheias no distrito de Santarém aumentou para três.

“Desde as 13h de hoje [terça-feira] que o caudal descarregado e turbinado pela barragem do Fratel tem vindo a diminuir drasticamente”, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. Esta diminuição levará a “uma descida gradual dos níveis de água do Tejo, com efeitos imediatos na zona mais a montante do distrito e, dentro de 24 horas, nas zonas mais a jusante”.

Ainda assim, a Protecção Civil vai manter-se atenta à influência da precipitação nos caudais do Tejo e afluentes já que para quarta-feira estão previstos períodos de chuva e vento moderado a forte, no litoral e nas terras altas.

Cinco dias depois ter sido activado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, inicialmente no nível amarelo, no distrito de Santarém aumentaram para três as povoações isoladas devido às cheias.

No concelho de Santarém, a localidade de Reguengo do Alviela está isolada desde o final do dia de sexta-feira, o mesmo acontecendo com Caneiras, desde a tarde de domingo. Nesta terça-feira de manhã o mesmo aconteceu com Palhota, no concelho do Cartaxo, onde as águas cortaram a única estrada de acesso.

No mais recente balanço divulgado pela Proteção Civil, a meio da tarde, os concelhos de Santarém e Alpiarça eram aqueles com maior número de inundações e estradas cortadas. No distrito de Santarém, também foram afectados os concelhos de Almeirim, Coruche, Benavente, Cartaxo, Torres Novas, Chamusca, Golegã e Constância, que no total somam cerca de meia centena de vias cortadas ou condicionadas.

Para além das estradas, mantém-se inundada a praia fluvial de Alvega, a marginal do Rossio ao Sul do Tejo (Aquapólis Sul) e a passadeira de cimento e jardim em Barreiras do Tejo (Aquapólis Norte), todos no concelho de Abrantes.

Em Constância está submerso o parque de estacionamento e o parque de campismo junto ao rio Zêzere e ainda com a parte baixa da vila, onde ficou inviabilizada a realização das festas anuais.

Em Vila Nova da Barquinha continua submerso o cais de Tancos e a Av. dos Plátanos está inundada. Na Golegã, vários campos agrícolas mantêm-se alagados.

Na Chamusca, a Avenida Isidro dos Reis está parcialmente submersa, tal como o Porto das Mulheres, a zona ribeirinha da vila e da barca do Arrepiado (suspensa por motivos de segurança). O cais da marina de Valada, no Cartaxo, encontra-se também inoperacional, não podendo receber embarcações.

No Centro do país, a população de Valonguinho, no concelho de Resende, distrito de Viseu, continua isolada, devido ao desabamento de parte da estrada municipal de acesso.

Sugerir correcção
Comentar