Bandeira verde voltou às praias urbanas da Póvoa de Varzim

Bandeira vermelha tinha sido hasteada por receio que o cachalote em avançado estado de decomposição que deu à costa tivesse contaminado a água.

Foto
Capitania ainda aguarda, contudo, resultado de análises da água Jorge Silva/Arquivo

A Capitania do Porto da Póvoa de Varzim hasteou nesta terça-feira a bandeira verde, depois de na véspera ter dado à costa um cachalote morto que a levou a desaconselhar a ida a banhos.

O comandante da Capitania, capitão-de-fragata Humberto Rocha, declarou à Lusa que a situação está “normalizada”, tendo já sido retirada a bandeira vermelha. Desta forma, avançou, os banhistas podem ir à água sem preocupações.

A Capitania, disse ainda, que aguarda os resultados das análises efectuadas na segunda-feira à qualidade da água balnear.

Na segunda-feira, a Câmara da Póvoa de Varzim e a Capitania desaconselharam os banhos de mar nas praias localizadas na frente urbana da cidade, depois de um cachalote de três metros ter dado à costa, domingo, em avançado estado de decomposição.

As autoridades locais optaram por “desaconselhar a prática de banhos nas praias que vão desde o porto de pesca local e o Alto Martim Vaz, como “medida cautelar na prevenção contra possível contaminação microbiológica”, explicou a câmara. A medida visou a prática de uma “boa saúde pública” que advém das “normas exigentes decorrentes do programa Bandeira Azul”. 
 

Sugerir correcção
Comentar