Banda desenhada da Turma da Mónica vai ter parque temático na Amadora

O parque vai ocupar a Fábrica da Cultura, onde em tempos se realizou um dos maiores festivais internacionais de BD do país.

Foto
A Turma da Mónica vai estar na Amadora a partir de Setembro DR

As aventuras da Turma da Mónica (Mônica no original), do brasileiro Maurício de Sousa, são o tema de um parque temático que vai nascer na Amadora, município que faz da banda desenhada (BD) a sua imagem de marca.

Neste parque, os visitantes poderão encontrar personagens como a comilona Magali, o cão Bidu e Mónica – a menina de temperamento difícil que dá nome à banda desenhada, conhecida por não gostar dos apelidos que recebe de Cebolinha e de Cascão (gordinha, baixinha e dentuça) e por os perseguir e fazer justiça dando-lhes bastonadas com o seu coelho de peluche.

O parque com as personagens que fizeram de Maurício de Sousa o autor de livros aos quadradinhos com maior sucesso do espaço da lusofonia vai ocupar a Fábrica da Cultura, uma zona na Falagueira que actualmente se encontra degradada, mas onde noutros tempos se realizou um dos maiores festivais internacionais de BD do país.

De acordo com o vereador da Câmara da Amadora com o pelouro dos Espaços Verdes, Gabriel Oliveira, a banda desenhada é uma das marcas deste município e a construção deste parque serve para assinalar o quinquagésimo aniversário das Aventuras da Turma da Mónica.

“Somos a capital portuguesa da banda desenhada. Este parque vai ficar numa zona que já não tem condições para se fazer o Festival de Banda Desenhada, que está degradada e que precisa de um espaço verde. Esperamos que seja uma referência em Portugal”, disse o vereador à Lusa.

Segundo Gabriel Oliveira, o parque terá cerca de 4000 metros quadrados e custará cerca de 670 mil euros, suportados na íntegra pela Valorsul, na sequência de “obrigações que a empresa tinha para com o município”.

Este será o primeiro parque temático na Europa da Banda Desenhada de Maurício de Sousa – campeã de vendas no Brasil – e deverá estar concluído em Setembro. O escritor estará presente na inauguração deste equipamento.

Os bonecos, alguns deles interactivos, têm entre 1,2 a 3,5 metros e serão distribuídos ao longo do espaço verde do parque.

De acordo com o vereador, este é mais um espaço verde desenvolvido pelo município com o objectivo de tornar atractiva a presença das pessoas nas ruas da Amadora.

“Quando se faz um espaço verde tentamos sempre fazer mais inovador que o anterior. Só plantar relva e colocar equipamentos infantis não chega. Quando os parques estão abandonados ou têm pouca gente os espaços morrem e acabam por ser vandalizados e não queremos isso. A lógica do município é pôr as pessoas a andar na rua, dar mais segurança às ruas”, afirmou.

A Câmara da Amadora organiza há 25 anos o Festival Internacional de Banda Desenhada, no qual é possível o convívio entre os visitantes e os profissionais e autores. Maurício de Sousa participou neste festival em 2009.

Sugerir correcção
Comentar