Bairros sociais do Porto vão estar na internet

Informação a disponibilizar pela câmara acerca da habitação social aumentará a transparência.

Foto
O Bairro do Aleixo ocupa “terrenos muito apetecíveis na encosta do Douro”, lembrou Manuel Pizarro Adriano Miranda

A Câmara do Porto vai disponibilizar na sua página de internet, no próximo mês, informações sobre os 48 bairros sociais da cidade, incluindo, entre outras, os número de moradores e de habitações, intervenções e valor das rendas.

“O sistema Business Intelligence de gestão de habitação pública municipal permitirá aos cidadãos, investigadores e profissionais da autarquia aceder a determinadas informações, porque há dados confidenciais, sobre os bairros sociais, tratando as pessoas que lá habitam com maior humanização”, referiu esta quinta-feira o vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro.

Durante a apresentação, o autarca realçou que a aplicação informática começou a ser desenvolvida no início do ano pela empresa DevScope e que, desde o final do mês de Agosto, já está a ser utilizada na câmara.
“Em outubro deverá estar disponível ao público”, adiantou. Manuel Pizarro referiu que a aplicação se actualiza diariamente, sempre que alguém introduz novos dados relativos aos bairros no sistema normal.

Neste momento, existem no Porto 48 bairros sociais com 12.350 fogos, 11.930 dos quais ocupados, e 29.020 moradores. Segundo o autarca, o volume de informação sobre os bairros é “gigantesco” e, assim, poderá ser gerido de melhor forma, com maior celeridade e facilidade.

“Esta aplicação tem inúmeras potencialidades e poderá continuar a ser desenvolvida permitindo, por exemplo, obter sugestões ou reclamações dos cidadãos, melhorando a ligação entre estes e a Domus Social [Empresa de Habitação e Manutenção do município]”, salientou. 

Para o presidente da Câmara do Porto, esta ferramenta é um “produto à Porto” que vai permitir aumentar a transparência. Rui Moreira lembrou que cerca de 13% da população da cidade vive em bairros sociais, por isso, é importante ter informação agrupada e de fácil acesso.

Na sua opinião, a aplicação irá “destruir” alguns mitos existentes e reconhecer o trabalho da Domus Social.
Por seu lado, o director da área de Administração Pública Local da empresa Microsoft Portugal, Nuno Oliveira, disse que a aplicação permite tornar a informação sobre os bairros mais visível para quem tem responsabilidades públicas e para a população. “O Porto passa a ter uma caracterização permanente dos bairros, o que é muito útil”, sustentou.

Sugerir correcção
Comentar