Azeites portugueses mais premiados que espanhóis em concurso internacional

Prémios serão entregues durante a Ovibeja, em Maio.

Foto
Em sete anos, a ASAE abriu 69 processos contra restaurantes por uso de galheteiros Enric Vives-Rubio

Uma centena de amostras foram apresentadas no 4º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra realizado nos dias 20 e 21 de Março em Beja, para disputar o Prémio Ovibeja. Portugal apresentou 41 amostras e foi contemplado com 11 prémios, ficando à frente da Espanha que participou com 44 azeites e recebeu nove prémios vencedores.

Entre os distinguidos estão ainda azeites italianos que, com cinco amostras, recebeu três prémios, e azeites do Chile que participou com quatro amostras e viu reconhecida uma delas. Entre os países participantes destaque ainda para Grécia, Eslovénia, Uruguai e Alemanha.

O Júri do concurso, reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional, integrou 19 especialistas portugueses, 10 jurados espanhóis e um de cada um dos principais países produtores, incluindo Israel, Alemanha, Tunísia, Argentina, Chile e Eslovénia.

Os prémios do 4º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra vão ser entregues no dia 3 de Maio, às 13h00, numa cerimónia a realizar durante a Feira do Alentejo - Ovibeja. Os azeites concorrentes vão estar disponíveis para degustação dos visitantes deste certame que ainda podem participar, através da prova, na caracterização dos azeites apontando quais consideram ser mais indicado para os diversos usos culinários dados a esta gordura, desde entradas, sobremesas, doçaria, grelhados, assados e frituras.

O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, realizado no âmbito da Ovibeja, está em 2º lugar no ranking do concurso internacional os "50 Melhores Azeites do Mundo".

Sugerir correcção
Comentar