Autarcas e ambientalistas alertam para poluição dos rios Mondego e Seia

Foto
Os autarcas alertam para a delapidação de recursos naturais DR

Uma associação ambientalista e autarcas dos concelhos de Oliveira do Hospital e Carregal do Sal alertaram hoje para a poluição dos rios Mondego e Seia, rejeitando a "delapidação de recursos naturais" num sítio da Rede Natura 2000.

Os presidentes das juntas de freguesia de Ervedal da Beira, Vila Franca da Beira (Oliveira do Hospital) e de Oliveira do Conde (Carregal do Sal) e o presidente da Ervedus - Associação Cultural e Ambiental da Zona Envolvente da Cordinha criticam, em comunicado, a "permissividade e ausência de medidas visíveis por parte das autoridades da tutela".

Na nota, os autarcas e a Ervedus alertam para a "delapidação de recursos naturais", como socalcos, margens e leitos do rio Mondego e do seu afluente Seia, inclusivamente em "zonas situadas no sítio Carregal do Sal da Rede Natura 2000".

Por outro, reclamam que sejam mantidos os caudais ecológicos do Mondego durante todo o ano, prometendo manter informado o ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, de quem esperam "a maior atenção" para situações que vão apresentar de novo às câmaras e assembleias municipais dos dois concelhos.

Aqueles responsáveis solicitaram uma audiência urgente ao presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Pedro Saraiva, para analisar estes problemas.

Os responsáveis exigiram ainda "informação acerca dos relatórios de fiscalização e dos processos de licenciamento das explorações de areias e inertes, em especial das duas situadas junto à Ponte de Atalhada", na estrada nacional 230, no limite dos municípios de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) e Carregal (distrito de Viseu).

Sugerir correcção
Comentar