Autarca do PS Barcelos impedido de participar numa festa do concelho

GNR avisou vereador de que havia uma manifestação preparada contra a câmara e que não tinha condições para garantir a sua protecção.

Foto
Domingos Pereira ocupa o quarto lugar da lista de candidatos a deputados do PS pelo distrito de Braga Rui Gaudêncio

O vereador das Finanças, Recursos Humanos e Actividades Económicas da Câmara de Barcelos. Domingos Pereira, do PS, foi obrigado a cancelar uma visita à freguesia de Negreiros, para onde se deslocava no domingo de manhã, porque à sua espera estava uma “manifestação hostil”, que visava protestar contra o mau estado das estradas, organizada pela JSD local.

Nesta terça-feira, em conferência de imprensa, o vereador Domingos Pereira, que ocupa o quarto lugar da lista de candidatos a deputados do PS pelo distrito de Braga, revelou que “só não houve incidentes, porque elementos da GNR lhe ligaram a dizer para não entrar na freguesia porque havia uma manifestação à sua espera”.

“O que nos disseram foi para voltarmos para trás, porque a GNR presente no local não tinha condições para garantir a nossa segurança”, declarou o vereador que se fez acompanhar pelo adjunto do presidente da Câmara de Barcelos.

Domingos Pereira, que ia a Negreiros em representação do presidente do município, adiantou ainda que outras pessoas lhe ligaram a avisá-lo que “seriam insultados e corridos com ovos, tomates e farinha se participassem nas festas de Santa Junta que junta muitos milhares de pessoas”. Pela freguesia, relatou, “havia tarjas penduradas a responsabilizar a câmara pelos buracos que existem nas estradas nas quais constavam a sigla da JSD”.

A notícia espalhou-se rapidamente e o padre de Negreiros, José Gomes, terá mesmo ameaçado não celebrar a missa em dia de festa da Santa Justa, se houvesse algum incidente com a comitiva da câmara municipal, relatou ao PÚBLICO um morador.

O presidente da concelhia da JSD de Barcelos, Hugo Cardoso, nega que estivesse preparada uma manifestação hostil contra a autarquia e que houvesse ovos, tomates e farinha para atirar ao vereador, que até há pouco tempo desempenhou funções de vice-presidente.

Ao PÚBLICO, o dirigente da Juventude Social-Democrata confirma que as tarjas foram colocadas por elementos do núcleo da JSD de Negreiros/Chavão e que o objectivo era chamar a atenção para o mau estado das estradas da freguesia.

Afirmando que as acusações do autarca socialista visam “associar a JSD a um bando de delinquentes e arruaceiros”, Hugo Cardoso considera que a conferência de imprensa promovida pelo vereador das Finanças reflecte “o desespero do PS nas eleições legislativas”. Quanto ao comportamento da GNR, reprova-o e afirma que “o que os agentes deveriam ter feito era agir em conformidade perante os indícios de que tiveram conhecimento”.

Segundo Domingos Pereira, que preside à concelhia do PS de Barcelos, o partido “está a reunir mais informações para tomar uma posição política condenando o que se passou”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários