Autarca de Loures volta a dizer que a situação financeira da câmara é "dramática"

Bernardino Soares fez o balanço do primeiro mês do seu mandato e diz que todos os dias aparecem mais dívidas deixadas pelo PS.

Foto
Autarca de Loures diz estar também preocupado com os processos que a câmara tem em tribunal Nuno Ferreira Santos

O presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), reafirmou esta sexta-feira que a situação financeira do município é “dramática” e que só em compromissos assumidos no mandato anterior a autarquia deve mais de 20 milhões de euros.

Numa conferência de imprensa onde fez um balanço do primeiro mês à frente do município de Loures, Bernardino Soares queixou-se de que o novo executivo está a ser “diariamente surpreendido com dívidas que transitaram do mandato anterior (PS).

“Encontrámos um elevadíssimo nível de compromissos assumidos e não pagos de mais de duas dezenas de milhões de euros, a que se vão acrescentando a um ritmo quase diário, despesas assumidas mas que não cumpriram os procedimentos legais de aprovação no município”, afirmou aos jornalistas Bernardino Soares. O autarca comunista referiu, segundo a agência Lusa, que existem em tribunal muitos processos judiciais contra a Câmara de Loures pelo não pagamento de dívidas de obras realizadas pelo município. “É hoje uma incógnita qual será o montante em que a câmara pode ser condenada nos numerosos processos judiciais em que é demandada”, apontou.

“Estamos a arrumar a casa. Vai ser demorado e difícil, mas é este o caminho que pode devolver a autarquia aos munícipes voltando a desempenhar em pleno as suas atribuições”, afirmou.

Confrontando com estas críticas o presidente da concelhia do PS e também vereador na autarquia, Ricardo Leão, acusou Bernardino Soares de tentar dramatizar a situação financeira da câmara.“Está a arranjar desculpas para nada fazer. Para muitos dos compromissos que o senhor presidente fala o antigo executivo já tinha acordos de pagamento. A situação da câmara não é tão dramática como se quer fazer passar”, afirmou.

Ricardo Leão disse mesmo que “se a câmara se endividou é porque tinha capacidade financeira para o fazer” e que a situação nunca fugiu do controle. “Fomos considerados por muitos como um exemplo de gestão. Era por isso que tínhamos crédito para solicitar empréstimos”, argumentou.

O antigo líder de bancada da CDU na Assembleia da República, Bernardino Soares, venceu as eleições autárquicas de Setembro em Loures, sucedendo na câmara ao socialista Carlos Teixeira que tinha presidido o município durante 12 anos.

Sugerir correcção
Comentar