Autarca de Gaia e Pinto da Costa unidos contra o "centralismo" de Lisboa

Dirigente desportivo lamentou esta quarta-feira o "estado a que chegou o país" e defende que alguns políticos deviam ter "vergonha" e "fazer as malas". Câmara assinou protocolo com o FC Porto para fomentar o andebol nas escolas do concelho.

Foto
Pinto da Costa tem 74 anos

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues e o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, criticaram esta quarta-feira o "centralismo" que associaram a Lisboa, saindo em defesa da região.

O autarca socialista, que falou durante a celebração de um protocolo de colaboração entre a autarquia e o clube, apontou que a “região se tem vindo a depauperar” e sublinhou a importância na região Norte de “símbolos e ídolos que não se deixam vencer”, referindo-se ao presidente do FC Porto. Eduardo Vítor Rodrigues criticou as obras que ficam  por fazer na região e os projectos que aí são abandonados enquanto Lisboa, disse, fica com a “derrama” de empresas que estão no concelho, uma vez que a sede das mesmas está na capital.

Ao mesmo tempo,  elogiou Pinto da Costa por ser uma das “vozes da região” e de “oposição ao poder central”. O edil lamentou ainda as elevadas taxas de desemprego na região, mas lembrou que nela há “gente que luta e que não desiste apesar de todas as dificuldades”.

“Rejubilo com os festejos do FC Porto - que é bem-vindo nesta câmara quer perca quer ganhe -, mas o que o distingue [Pinto da Costa] não são os títulos, mas o esforço face ao ponto de partida desigual contra um centralismo que nos atraiçoa”, referiu o socialista.

Já Pinto da Costa, congratulou-se com as “verdades indesmentíveis” ditas pelo autarca e evocou o homem que foi presidente da Câmara do Porto entre 1989 e 1999, Fernando Gomes, para dizer que desde então “ninguém tem erguido a voz em defesa da região”. O dirigente desportivo lamentou ainda o “estado a que chegou o país”, sublinhando que “Portugal não é Lisboa e o resto paisagem como era na altura da ditadura”. Pinto da Costa disse ainda que “alguns políticos deviam ter vergonha e fazer as malas”.

O protocolo prevê que o clube “proceda a acções de formação de monitores de andebol no concelho”, realize “seminários, colóquios ou conferencias” e faça deslocar à escolas de Gaia os seus atletas e treinadores para colaborarem com o “projecto educativo” da autarquia. “O FC Porto quer estar presente nas escolas de Gaia. Queremos que o andebol seja o motor de aproximação às crianças e jovens”, frisou Pinto da Costa.

Sugerir correcção
Comentar