Associação Empresarial de Seia oferece couves de Natal aos habitantes e turistas

Foto
Miguel Madeira

A Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) vai oferecer couves de Natal (da variedade penca), neste fim-de-semana, aos habitantes do concelho e aos turistas, com o objectivo de aliviar os gastos das famílias com a consoada.

A acção está inserida nas festividades de Natal promovidas pelo município de Seia e conta com a colaboração de um empresário local, disse nesta sexta-feira à agência Lusa Moisés Cainé, presidente da AESE.

O responsável contou que aquela associação plantou 25 mil couves - tantas quanto os habitantes daquele concelho da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda -, num terreno agrícola disponibilizado por um empresário local.

A campanha intitulada "Uma couve por habitante, Natal para todos" foi delineada para "beneficiar os habitantes de todo o concelho, mas particularmente os mais desfavorecidos". Moisés Cainé referiu que "as couves são tantas" que também podem ser levantadas por pessoas de outros concelhos vizinhos e pelos turistas que durante o fim-de-semana passarem pela cidade de Seia.

A organização também já contactou as várias instituições particulares de solidariedade social e as três corporações de bombeiros do concelho (Seia, São Romão e Loriga) para que recolham as couves distribuídas pela AESE para utilizarem na refeição da noite de consoada. "Todas as Juntas de Freguesia estão também avisadas para levarem couves e distribuírem pelos habitantes", acrescentou.

As couves de Natal serão entregues, no sábado e no domingo, a partir das 10h, na rua Doutor Simões Pereira, por funcionários da associação empresarial e da Junta de Freguesia de Seia e pelo empresário que disponibilizou o terreno de cultivo, segundo os promotores.

A campanha de oferta de couves de Natal também pretende "promover o concelho e as empresas" de Seia e sensibilizar os habitantes para que, nesta quadra festiva, façam compras no comércio tradicional, indicou o dirigente.

No próximo ano, a AESE tem previsto não só distribuir couves pelos agregados familiares mais necessitados do concelho como também as batatas e o bacalhau, para que tenham uma refeição de ceia de Natal completa, concluiu Moisés Cainé.

Sugerir correcção
Comentar