Há 432 pontes e viadutos a precisar de obras em todo o país

Num total de 3.324 obras de arte inspeccionadas este ano, 13% precisam de intervenções não urgentes.

Foto
Seis dezenas de pontes e viadutos inspeccionados precisam de obras nos próximos três anos DR

Há 432 pontes e viadutos inspeccionados pela Estradas de Portugal (EP) a precisar de intervenção não urgente, enquanto que quase 2.900 estão em bom estado de conservação, segundo dados disponibilizados hoje pela empresa à agência Lusa.

Em 2014, a EP realizou 3.324 inspecções às suas obras de arte (estruturas de dimensão significativa, como pontes, viadutos e túneis), 2.402 de rotina, realizadas para detetar as necessidades de manutenção, e 922 principais, para avaliar a condição estrutural da obra e das suas necessidades de reparação.

A EP concluiu que 87% das obras de arte inspeccionadas estão em bom ou muito bom estado de conservação e que as restantes 432 necessitam de algum tipo de intervenção, mas não urgente, explicou à Lusa um fonte oficial da empresa. “Apenas cerca de 2% das obras de arte da EP estão identificadas como necessitando de uma intervenção em prazo inferior a três anos, encontrando-se os respectivos processos de reparação em curso." Destas seis dezenas de obras que precisam de uma intervenção mais urgente há 15 que já estão a ser reparadas, acrescenta a empresa.

Segundo a EP, desde 2008 que se tem verificado “uma melhoria contínua do estado de conservação das obras de arte, sendo que a avaliação média do estado de conservação das estruturas em 2014 situou-se no 1,76 contra 1,82 no ano anterior, isto é, uma melhoria de cerca de 3%”. A Estradas de Portugal atribui uma nota entre 0 e 5 ao estado de conservação das obras de arte, em que a classificação cinco indica a necessidade de realizar uma intervenção no espaço máximo de três anos.

A empresa investiu mais de 150 milhões de euros nos últimos cinco anos “na realização de inspecções a todas as estruturas e na definição de uma estratégia de intervenções programadas”.
Este ano foi também o primeiro em que a EP recorreu a mergulhadores engenheiros da empresa, e não a ‘outsourcing’, realizando inspeções subaquáticas para avaliação estrutural das obras de arte e das suas necessidades de reparação.

Actualmente, 5.276 obras de arte encontram-se sob gestão directa da Estradas de Portugal, sendo que cerca de 20% são pontes e aproximadamente 40% são passagens hidráulicas. Cerca de 130 pontes possuem elementos submersos em leito de rio.


Sugerir correcção
Comentar