Arganil ganha duas novas ETAR

Ao todo, estas duas novas estações de tratamento de águas residuais custaram quase três milhões de euros.

Foto
Investimentos públicos "aumentam a capacidade de tratar" as águas residuais em várias povoações

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, vai inaugurar na sexta-feira duas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), no concelho de Arganil.

A ETAR de Barril do Alva é uma das quatro estações de tratamento construídas pela Águas do Centro Litoral naquele concelho do distrito de Coimbra, em que foram investidos 2,8 milhões de euros. Esta empreitada inclui idênticas unidades concluídas pela empresa em São Martinho da Cortiça, Vila Cova do Alva e Pomares, além de dois quilómetros de emissários de ligação.

Depois de presidir à primeira cerimónia, em Barril do Alva, às 16h, Moreira da Silva desloca-se a Folques para inaugurar, às 17h, uma segunda ETAR, esta custeada pela Câmara Municipal de Arganil. O presidente da autarquia, Ricardo Alves, disse nesta quinta-feira à agência Lusa que o município investiu cerca de 182 mil euros na construção de quatro estações de tratamento que vão servir as populações de Folques, Sarnadela, Saíl, Rochel e Vale Cordeiro.

Ao todo, "são oito novas ETAR já concluídas", duas a inaugurar na sexta-feira, devendo as restantes seis "entrar em breve também em funcionamento", o que resultará "numa melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas", acrescentou. Ricardo Alves, eleito pelo PSD, salientou que estes investimentos públicos "aumentam a capacidade de tratar" as águas residuais em várias povoações, "com tecnologias modernas", o que contribui para "uma maior sustentabilidade ambiental" do concelho de Arganil.

A ETAR de Barril do Alva "está preparada para receber os efluentes domésticos de 600 habitantes" e tratar diariamente 100 metros cúbicos de esgotos, segundo uma nota da Águas do Centro Litoral.

 

Sugerir correcção
Comentar