Antigos barcos avieiros vão percorrer o Tejo em cruzeiro religioso e cultural

Haverá cerimónias religiosas e eventos culturais nas paragens dos peregrinos que levarão a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

Foto
A construção sobre estacas de madeira carateriza esta cultura DANIEL ROCHA

A divulgação da religiosidade das comunidades ribeirinhas do Tejo e a promoção da cultura avieira são os objectivos do cruzeiro que vai ligar Vila Velha de Ródão à foz do rio, entre 30 de Maio a 14 de Junho.

Na sua terceira edição, e dividido por sete etapas, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é organizado por associações locais, com os tradicionais barcos a transportarem a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em peregrinação fluvial às comunidades ribeirinhas e às aldeias avieiras.

"Este cruzeiro é todo ele realizado por embarcações típicas do Tejo, como o tradicional picoto e a bateira, que transportam a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, está ligado à candidatura da cultura avieira a Património Nacional Imaterial e da Unesco e tem como objectivos específicos o reforçar da identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa", disse à agência Lusa Rui Rodrigues, um dos elementos da comissão organizadora.

Segundo o presidente da Assembleia Geral da ENVOLVE - Associação para o Desenvolvimento Local, de Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes, durante as sete etapas "vão suceder-se diversas paragens e pernoitas dos peregrinos em comunidades ribeirinhas ao longo do Tejo, com cerimónias religiosas e eventos culturais", organizados pelas associações locais em parceria com as autarquias, agrupamentos de escolas e entidades privadas.

Esta peregrinação fluvial envolve 37 paróquias, 30 freguesias e 20 concelhos.

"Importa unir as comunidades ribeirinhas para a defesa ambiental do Tejo, preservação e divulgação da sua história, património, cultura, turismo e demais potencialidades, e para que as pessoas se virem de novo para o Tejo e dele possam desfrutar em toda a sua plenitude", sublinhou o dirigente associativo.

O responsável da ENVOLVE, que partilha a organização do evento com a APCA-Associação para a Promoção da Cultura Avieira e a AIDIA-Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça, sublinhou o "crescente número de peregrinos e espectadores" participantes.

"Em 2014, contabilizámos cerca de 5.000 pessoas e mais de 200 embarcações que se juntaram à comitiva ao longo das diversas etapas", disse.

A primeira etapa principia no próximo sábado, e vai ligar Vila Velha de Ródão a Belver/Ortiga, no concelho de Mação. No domingo, o cruzeiro vai continuar a descer o Tejo, ligando as localidades de Ortiga (Mação) a Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes).

Sugerir correcção
Comentar