Antigo balneário termal de Monção vai ser recuperado

Obra vai apenas incidir sobre a zona exterior.

Foto

A Câmara Municipal de Monção anunciou esta quarta-feira a recuperação do antigo balneário termal, situado no Parque das Caldas. O investimento é de mais de 70 mil euros e tem um prazo de execução de 180 dias.

A intervenção, que está prevista apenas para o exterior do edifício, centra-se na “reconstrução da clarabóia, coberturas em telha, picagem, execução de novos rebocos, pinturas exteriores, lavagem de superfícies em granito, aplicação de novas caixilharias nas portas e janelas e recuperação da ponte de acesso ao piso superior”, lê-se no comunicado da autarquia.

A recuperação do interior está dependente da funcionalidade futura do imóvel, uma vez que qualquer projecto vai “esbarrar na previsível inundação, com águas do rio Minho, de parte do edifício durante o Inverno”.

Data de 2007 o projecto de recuperar o edifício “bastante degradado” e torná-lo num espaço de restauração e lazer. Como o PÚBLICO noticiou em 2007, a transformação do imóvel seria um “importante pólo de desenvolvimento sociocultural e económico para todo o vale do Minho". Mas nunca chegou a ser concretizado.

Augusto de Oliveira Domingues, presidente da Câmara de Monção, citado em nota de imprensa, refere que a recuperação dos exteriores “tem como finalidade garantir a preservação futura de um edifício histórico, assegurando, dessa forma, a memória colectiva da localidade associada à vivência termal".

O antigo balneário termal foi encerrado em 1998, quase 200 anos depois da sua inauguração (1801), pela Direcção Geral de Saúde, por falta de condições. Foi substituído por um novo edifício de termas, inaugurado em Junho de 2001 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

O mais recente edifício partilha o mesmo problema das antigas termas: as inundações que danificam os edifícios. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar