ANA recusa voltar a pagar taxa turística à Câmara de Lisboa

A autarquia lisboeta voltou a incluir a Taxa Turística no orçamento para 2016 e prevê uma receita total de 15,7 milhões de euros.

Foto
Aeroporto de Lisboa movimento 988 milhões de passageiros Nuno Ferreira Santos

A empresa ANA-Aeroportos de Portugal informou nesta sexta-feira que não vai pagar em 2016 a Taxa Turística criada pela Câmara Municipal de Lisboa, como fez este ano.

 

“Não. Para o próximo ano, a Câmara de Lisboa tem de arranjar outra solução, porque a ANA não se compromete a pagar”, disse fonte da empresa à agência Lusa.

A mesma fonte frisou que isso já “tinha sido dito na altura” (da decisão de pagar este ano) e a ANA “mantém a mesma opinião”.

A 30 de Março, a ANA assumiu o pagamento da Taxa Turística criada em Novembro de 2014 pela Câmara Municipal de Lisboa, num valor entre 3,6 a 4,4 milhões de euros.

O acordo assinado entre as partes implicava que a Taxa Turística não fosse cobrada individualmente a cada turista que chegue à capital através de avião, sendo antes paga pela ANA-Aeroportos de Portugal.

A criação da Taxa Turística em Lisboa previa a cobrança de um euro a quem chegasse ao aeroporto ou ao porto da capital e sobre as dormidas.

A autarquia lisboeta voltou a incluir a Taxa Turística no orçamento para 2016 e prevê uma receita total de 15,7 milhões de euros, mais do dobro do previsto para 2015.

Na quinta-feira, o vereador das Finanças da Câmara de Lisboa anunciou que, a partir do próximo ano, vai começar a ser cobrada uma taxa aos turistas que pernoitem na cidade, com o valor máximo de sete euros.

A Lusa contactou com a Associação de Hotelaria de Portugal, mas fonte da AHP disse que querem ler primeiro o orçamento da câmara e depois tomam uma posição.

 

 

Sugerir correcção
Comentar