Ana Paula Vitorino é vice-presidente da Assembleia Municipal do Porto

A escolha da ex-secretária de Estado dos Transportes foi acertada esta terça-feira de manhã entre as candidaturas de Rui Moreira e de Manuel Pizarro. Daniel Bessa preside à assembleia municipal

Foto
A ex-secretária de Estado socialista Ana Paula Vitorino Fernando Veludo/nFACTOS

A ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, vai ser a vice-presidente da Assembleia Municipal do Porto.

O professor Daniel Bessa é o presidente da mesa da assembleia municipal, sucedendo no cargo ao social-democrata, Valente de Oliveira, que esteve desde a primeira hora ao lado o independente Rui Moreira, que ganhou a Câmara do Porto nas recentes eleições autárquicas.

A escolha de Ana Paulo Vitorino foi acertada esta terça-feira de manhã entre as candidaturas do novo presidente da Câmara, Rui Moreira, e do Partido Socialista. A ex-secretária de Estado dos Transportes de José Sócrates ocupava a sexta posição na lista de Manuel Pizarro para a assembleia e a sua escolha, segundo fonte socialista, foi pacífica, recolhendo o apoio de todos os membros eleitos do PS.

A lista do PS para a assembleia municipal foi encabeçada pelo ex-líder da bancada parlamentar do partido, Francisco Assis, que, a partir de agora, acumulará as funções de deputado da Assembleia da República com as de deputado municipal.

O cargo de secretário-geral da mesa da Assembleia Municipal do Porto é, de novo, ocupado por Miguel Pereira Leite.

Rui Moreira toma posse como presidente da Câmara do Porto, dentro de uma hora e meia, sucedendo ao social-democrata, Rui Rio. Depois da cerimónia da tomada de posse, o executivo reúne-se para eleger a mesa da assembleia municipal.

No último fim-de-semana, as duas candidaturas chegaram a um acordo programático pós-eleitoral para governar a cidade nos próximos quatro anos, o qual prevê a atribuição de pelouros aos vereadores socialistas.

Sugerir correcção
Comentar