Amigos do Parque das Gerações, em Cascais, dizem que o espaço está "ao abandono"

A Câmara de Cascais refuta as críticas e diz que os utilizadores do espaço "sempre se mostraram disponíveis para o manter, mas nunca o fizeram".

Os utilizadores do Parque das Gerações, em São João do Estoril, acusam a Câmara de Cascais de ter votado o espaço, inaugurado há apenas quatro meses e fruto de um investimento de 300 mil euros, “ao abandono”. Este domingo, a Associação de Amigos do Parque das Gerações vai promover uma acção, com o objectivo duplo de limpar o espaço e de sensibilizar o município para o problema.

“Desde que abriu portas, no passado dia 7 de Setembro, já foi visitado por milhares de pessoas de todas as idades e nacionalidades, já foi notícia em jornais e televisões, e fim-de-semana após fim-de-semana continua a receber enchentes de visitantes. Só há uma coisa que não recebe: manutenção”, dizem os promotores do evento, lançado através do Facebook e no qual já confirmaram a sua presença cerca de 150 pessoas.


O Parque das Gerações foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo de Cascais, em 2011. No seu boletim municipal, a autarquia diz que este “é o melhor espaço do concelho, do país e da Europa, para a prática de desportos sobre rodas, oferecendo recintos e obstáculos diferenciados, que podem ser utilizados tanto por crianças em fase de iniciação como por atletas experientes”. O parque dispõe ainda de “zona de vegetação convidativa ao lazer, um percurso de manutenção de 300 metros de extensão, e ainda uma área lúdica informal”, acrescenta-se naquela publicação.


Pedro Coriel, que foi quem propôs a construção do parque num terreno abandonado na Quinta da Carreira, sublinha que este tem tido “um sucesso enorme”. “Está sempre cheio, com um ambiente muito positivo”, diz também Bernard Aragão, da Associação de Amigos do Parque das Gerações, frisando que este é utilizado não só por praticantes de skate e de outras modalidades, mas também por famílias que ali vão passear, por pessoas que usam o circuito de manutenção ou que querem simplesmente usufruir da vista para o mar.


Apesar disso, acusa Bernard Aragão, “desde a inauguração, a câmara nunca mais fez nada”. “O quadro de água provisório foi retirado e os bebedouros estão sem funcionar, a câmara nunca limpou o parque, que está sujo, com muitas zonas com terra, há árvores mortas porque nunca foram regadas”, enumera o utilizador do espaço.


A essa lista de problemas, Pedro Coriel acrescenta outros: a profusão de graffiti que nunca foram limpos e a existência de “defeitos graves de construção” dos quais, garante, o município foi já avisado. “O parque foi entregue à sua sorte, está ao abandono. O que pedimos é que haja o mesmo cuidado que há com qualquer outro espaço municipal”, diz o autor da ideia de construir o Parque das Gerações.


O vereador Nuno Piteira Lopes refuta, em respostas escritas enviadas ao PÚBLICO, as críticas dos utilizadores do Parque das Gerações. O espaço, garante, “é limpo de forma regular como são todos os espaços públicos de Cascais”. Ainda assim, o autarca afirma que “como a utilização é superior à esperada, a câmara está a reequacionar os períodos de limpeza de forma a encurtar ciclos de intervenção”.


Quanto ao facto de os bebedouros não funcionarem, algo que Bernard Aragão e Pedro Coriel dizem que se deve ao facto de o município nunca ter colocado um contador de água no local, Nuno Piteira Lopes dá outra justificação: “foram vandalizados”. O vereador também não reconhece a existência de defeitos de construção. “Caso existam defeitos da responsabilidade do construtor, serão imputadas ao construtor no âmbito da garantia da obra. Contudo, as falhas apontadas são de projecto e não de construção, as quais sempre foram do conhecimento dos promotores e amplamente discutidas entre estes e a câmara”, afirma.


Quanto à iniciativa agendada para as 10h30 de domingo, o vereador da Câmara de Cascais responsável pelo Orçamento Participativo diz que não tem conhecimento dela e deixa uma critica aos seus promotores. “Os utilizadores do espaço sempre se mostraram disponíveis para o manter, o que nunca aconteceu. Apesar de tardia, a autarquia saúda a iniciativa. Alias, seria natural que quem, inclusivamente, utiliza o espaço público, erguido com dinheiros públicos, para dar aulas privadas de skate, tivesse já tido essa iniciativa”, afirma Nuno Piteira Lopes.


Segundo um assessor de imprensa da Câmara de Cascais, na segunda-feira vai ser discutida, em reunião do executivo, uma proposta que visa concessionar a exploração de uma cafetaria com esplanada no Parque das Gerações e a manutenção do espaço.  

Sugerir correcção
Comentar