Amarante institui dia do Ostomizado e inaugura casa de banho adaptada

Município quer combater ignorância e tabus sobre aqueles que têm de viver com um saquinho no abdómen.

Foto
nelson garrido

Amarante é o primeiro município do país a instituir o dia 26 de Outubro como o Dia Amarantino do Ostomizado, “numa iniciativa inédita” que desafia o resto do país a seguir o exemplo até ser implementado o dia nacional. “É um passo gigante, porque há um grande desconhecimento e muitos tabus em relação à ostomia (cirurgia para novo trajecto para saída das fezes). Eu própria já me senti excluída na sociedade quando me lançaram olhares reprovadores”, diz Valéria Pinheiro, 41 anos, presidente da Associação Nacional de Ostomizados - ANOXV, satisfeita com a inauguração da primeira casa de banho do Norte adaptada ao ostomizado.

“Este Dia Amarantino do Ostomizado é um alerta à sociedade para que nos veja de forma igual”, diz Valéria Pinheiro, aos 35 anos coloestomizada. Foi submetida a uma ostomia no colón. “Desde então, uso um saco colector para recolher as fezes. Não tenho problema nenhum com isso”.

Quando Valéria descobriu que tinha de ser ostomizada, primeiro veio “o choque, chorava banha e ranho” e depois a rejeição à cirurgia que, afinal, lhe “iria dar melhor qualidade de vida com o saquinho”. Agora até vai à praia e à piscina. “Mas as pessoas imaginam tudo e mais alguma coisa e afastam-se com receio”. Mais, lamenta, “desconhecem é que os ostomizados têm uma vida normal e muitos acabam por se resguardar da sociedade para não serem tratados como os coitadinhos só porque usam o saquinho no abdómen”.

Foi para evitar situações destas e divulgar mais informação sobre a patologia à comunidade que fundou, em Amarante, a associação a 1 de junho de 2015 com 243 associados. Diz que só em Portugal existem 18 mil ostomizados de acordo com dados oficiais, 211 dos quais no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega ACES Baixo Tâmega. Entidade que hoje inaugura em parceria com a associação de Valéria, a segunda casa de banho do país - já existe uma no Barreiro - adaptada aos ostomizados. Tem uma sanita elevada adaptada à pessoa com chuveiro para fazer a sua higiene quando troca o saco. Também dispõe de um suporte para colocar o material que necessita para essa mesma higiene pessoal, como as compressas, o desinfetante e o saco de ostomia, sem estar em contacto com micróbios e para evitar infecções.

Este dia do ostomizado insere-se no âmbito da campanha “Amarante de Igual para Igual”, da autarquia local, que decorre até 10 de Dezembro e aborda a igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade e deficiência. “A ideia é a refletir sobre as diferentes representações sociais e formas de discriminação”, conclui a vereadora da Acção Social, Lucinda Fonseca.

Sugerir correcção
Comentar