Alerta laranja em quatro distritos devido ao mau tempo

Quatro distritos do norte de Portugal mantêm-se em alerta laranja até ao início da tarde de hoje. 10 outros estão em alerta amarelo.

Foto
A chuva regressa já na sexta-feira

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real voltam a estar sob alerta laranja esta segunda-feira, até às 15h00, devido ao mau tempo.

Nestes distritos prevê-se trovoada, chuva forte e rajadas de ventos fortes, que poderão chegar aos 130 quilómetros por hora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é lançado quando há uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”, segundo o IPMA.

A partir das 15h00, os quatro distritos passam a estar em aviso amarelo, juntamente com os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, perfazendo um total de 14 distritos sob alerta meteorológico. No entanto, o IPMA salienta a necessidade de vigilância, mesmo depois da descida. O alerta amarelo nos 14 distritos manter-se-á até às 00h00 de terça-feira, devido à previsão de períodos de chuva forte, que de tarde passarão a aguaceiros, acompanhados de trovoada e da possibilidade de ventos na ordem dos 90 aos 110 quilómetros por hora nas terras altas. O aviso amarelo refere-se a uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê vento moderado de sul, soprando forte no litoral, com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a norte do cabo Raso, e forte a muito forte, com rajadas da ordem de 100 a 110 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem de 65 a 70 quilómetros por hora no litoral oeste, e forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia, bem como pequena descida da temperatura máxima.

Devido à agitação marítima forte, a Barra de Esposende está hoje fechada a toda a navegação. Segundo a Marinha, as ondas poderão chegar aos quatro metros. Para além desta, outras três barras estarão condicionadas durante o dia de hoje. As barras marítimas de Aveiro e da Figueira da Foz estarão encerradas a embarcações de comprimento inferior a 11 e 35 metros, respectivamente. Já a barra de São Martinho do Porto estará condicionada durante o período de baixa-mar.

A Marinha informou também que a barra de Vila do Conde está condicionada e aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticarem-na no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após a preia-mar.

As embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra de Vila do Conde no período da preia-mar.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros a norte do cabo Carvoeiro.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.

Sugerir correcção
Comentar